
(23/11/2025) – A empresa de origem alemã Gemü implementou na sua planta de São José dos Pinhais (PR) a metodologia 5S em todos os seus setores, levando também para os ambientes administrativos os cinco princípios japoneses que orientam a melhoria contínua: utilização, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina.
A iniciativa da empresa especializada na fabricação de válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia busca tornar os espaços de trabalho mais funcionais, produtivos e alinhados à cultura de excelência da multinacional, que já aplicava práticas de eficiência em sua área industrial.
Paulo Henrique Tokarski, engenheiro de produção que lidera o projeto, ressalta a importância dessa cultura de organização e eficiência para além do chão de fábrica:
“Anteriormente, trabalhávamos ações de melhoria focadas na manufatura, com uso de ferramentas como o Lean Manufacturing”, explica. “Neste ano, decidimos levar essa mentalidade para o administrativo, e o 5S foi escolhido como um modelo acessível e eficaz para esse início”.
Com o apoio do time de marketing, a Gemü promoveu campanhas internas de conscientização, utilizando canais como e-mails corporativos e TVs internas, explicando os conceitos e benefícios do 5S: Seiri (Utilização), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Autodisciplina).
Para avaliar o engajamento, foi criada uma comissão com seis auditores, que percorreram todos os setores da empresa, produtivos e administrativos, aplicando checklists específicos e adequados a cada tipo de ambiente.
“Finalizamos as auditorias em outubro e agora estamos consolidando os resultados para compartilhar com os gestores”, conta Tokarski. “O objetivo é identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria para cada setor”.
Segundo ele, esse processo também serviu para que os colaboradores percebessem a importância da organização, indo além do que é feito no ‘faxinão’ de fim de ano”.
Os resultados serão divulgados agora mesmo em novembro, e já há planos para a continuidade do programa.
De acordo com Tokarski, a empresa estuda implementar um sistema de premiação a partir do próximo ano para reconhecer os setores mais engajados com o 5S.