São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/11/2025

Cummins projeta alta em grupos geradores para data centers

(16/11/2025) – Com a rápida expansão da inteligência artificial, do tráfego digital e das aplicações em nuvem, a Cummins Brasil projeta encerrar 2025 com mais de 200 grupos geradores em operação no segmento de data centers, ou seja, cerca de 500 MW de energia para o setor.

Atualmente, existem cerca de 12 mil data centers no mundo, sendo 50% nos Estados Unidos. Países como Alemanha e Inglaterra também ocupam posições de destaque.

Apesar de, hoje, representar apenas 1,7% do mercado global de data centers, a América Latina projeta um crescimento anual de 12% até 2030. O Brasil, com cerca de 170 data centers, é o país com maior potencial na região.

A abundância de recursos naturais, a matriz energética renovável e o custo competitivo da terra são fatores que tornam o país atrativo para os investidores deste setor.

“Os data centers se tornaram a espinha dorsal da vida digital moderna”, afirma Cora Reis, gerente executiva de Vendas da Cummins Power Generation. “São eles que sustentam redes sociais, transações financeiras, comandos de IA, armazenamento em nuvem e operações de e-commerce, entre outras funções essenciais”.

Para este mercado, a Cummins está apostando em soluções robustas de alta potência, suporte direto ao cliente e tecnologias alinhadas às metas de disponibilidade, eficiência e sustentabilidade ambiental exigidas pela infraestrutura digital crítica.

Como parte de sua estratégia de atuação nesse mercado, a Cummins participou do  DatacenterDynamics – DCD > Connect Brasil, em São Paulo (SP), em parceria com a Distribuidora Cummins Brasil.

Durante o evento, a empresa apresentou a palestra “Vantagens da Instalação de Geradores em Carenagem 3.0 e 3.5 MW”, destacando como soluções modulares de alta densidade de potência contribuem para reduzir o tempo de implantação em até 25%, otimizar o uso do terreno, mitigar impactos de ruído e simplificar a integração ao cronograma de construção dos data centers.

Com arquitetura plug-and-play testada em fábrica, tanques integrados e projetos customizados para áreas compactas, as soluções de 3 MW e 3,5 MW em carenagem oferecem, segundo a empresa, menor custo civil, maior segurança operacional e conformidade global.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.