São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/11/2025

Eletra amplia fábrica e investe na produção de chassis próprios

(09/11/2025) – Empresa nacional e um dos principais players do mercado de ônibus elétricos do Brasil, a Eletra anunciou investimento de R$ 40 milhões em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Os recursos serão direcionados à ampliação da capacidade de produção, de 1800 para 3 mil ônibus/ano, e à instalação de uma linha de montagem de chassis.

De acordo com Iêda Oliveira, diretora Comercial da Eletra, a companhia passa a ser efetivamente uma montadora de chassis. Atualmente o processo de fabricação termina na fábrica da Eletra com a eletrificação do ônibus já pronto, após o chassi produzido por uma das parceiras, as vizinhas Mercedes-Benz e Scania, ser encarroçado pela Caio em Botucatu (SP).

Com o desenvolvimento de chassi próprio, a Eletra passa a ter mais flexibilidade, especialmente na hora de definir o preço: “A Mercedes-Benz continua sendo nossa parceira e fornecerá a plataforma do chassi com os componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. Em nossa linha de montagem faremos o processo de eletrificação, adicionando os componentes da WEG, como motor elétrico, inversor e bateria. Depois ele parte para o encarroçamento”.

Os novos chassis com a marca Eletra irão atender aos principais segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5 m, passando pelos básicos (12 m) e padrons (12 m a 13 m), até os superarticulados (20 m a 23 m).

Locação – A demanda por ônibus elétricos no Brasil é crescente. A concorrência também. Assim, a empresa tem lançado mão de novas estratégias de mercado. Entre elas, a locação.

A Eletra acaba de entregar as primeiras cinco unidades de um contrato de 400 ônibus elétricos para a cidade de São José dos Campos (SP). Os veículos integram um inédito contrato de locação de 15 anos, firmado, após licitação, entre a empresa de gestão municipal da Prefeitura, a Ubam, responsável pela fiscalização, e a empresa Green Energy, que será responsável pelos veículos.

A iniciativa faz parte do objetivo de São José dos Campos de se tornar a primeira cidade do Brasil com uma frota de transporte público totalmente elétrica.

O primeiro lote compreenderá no total 20 veículos, que devem ser entregues ao longo das próximas semanas. Os primeiros cinco ônibus já entraram em operação.

Empresa que se tornou referência em eletromobilidade no país, a Eletra, que tem sede em São Bernardo do Campo (SP), trabalha com parceiras que também possuem plantas no Brasil.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.