São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/11/2025

Mapal inova com geometria padronizada do quebra-cavaco

A geometria precisa dos ângulos de ataque e inclinação, combinada com dados e profundidades de corte adaptados, permite a formação perfeita de cavacos em materiais de aço com cavacos longos

(09/11/2025) – Na usinagem de metais, a formação de cavacos desempenha um papel fundamental na confiabilidade do processo, na vida útil da ferramenta e na qualidade da superfície. A formação controlada de cavacos é particularmente crucial para a usinagem de precisão de aços não ligados, aços ligados e aços inoxidáveis.

Nesse sentido, a Mapal apresentou na EMO 2025 uma abordagem inovadora para a quebra de cavacos em ferramentas de mandrilamento fino, que combina uma geometria de ângulo de ataque e inclinação precisamente definida com dados de corte e profundidades de corte otimizados. Essa adaptação precisa possibilita a formação perfeita de cavacos, mesmo em materiais desafiadores. O resultado, segundo a fabricante, é remoção ideal de cavacos, menor geração de calor e estabilidade do processo muito maior.

Os benefícios dessa tecnologia podem ser observados não apenas na qualidade das peças acabadas, mas também na relação custo-benefício da fabricação. “Menos tempo de inatividade da máquina, menor desgaste da ferramenta e maior precisão dimensional fazem dessa abordagem um verdadeiro salto em tecnologia de usinagem”, destaca a empresa.

A tecnologia não só aprimora a qualidade das peças usinadas, como aumenta a relação custo-benefício da produção, graças ao baixo desgaste da ferramenta e ao tempo de inatividade da máquina, além da alta precisão dimensional

A Mapal frisa que “quebra-cavacos não são uma invenção nova, mas a ideia de implementar a padronização para materiais de aço com alta taxa de formação de cavacos em usinagem de precisão sim”.

A geometria do quebra-cavacos desenvolvida pela empresa combina décadas de experiência na área com um foco claro em custo-benefício e orientação ao usuário. Até então, a Mapal utilizava tecnologias de quebra-cavacos para soluções personalizadas. Com a inovação apresentada na EMO 2025, a empresa dá um grande passo rumo à padronização e à eficiência.

As lâminas de mandrilamento fino com geometria quebra-cavacos para aços não ligados, ligados e inoxidáveis ​​estão disponíveis em estoque com geometrias e revestimentos definidos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.