
(26/10/2025) – O sensor de força e torque de 6 eixos FTS da Schunk oferece precisão, alta resolução e flexibilidade. Essas características o tornam uma solução de ponta para garantir máxima eficiência e confiabilidade de processo na automação. O novo produto pode ser utilizado em ampla variedade de aplicações, como controle de qualidade, monitoramento de processos e operações de lixamento ou montagem.
Em geral, os robôs aumentam a eficiência e a qualidade na indústria, além de contribuírem para a redução de custos. No entanto, uma produção realmente livre de refugo só é possível quando todas as etapas e o monitoramento do processo operam com total confiabilidade. Isso impõe exigências elevadas a cada um dos componentes envolvidos. A Schunk oferece a base para isso com o novo portfólio Robot PLUS, que abrange a área entre o flange do robô e a ferramenta principal, incluindo trocadores automáticos, unidades de compensação e sensores de força e torque.
Um dos integrantes deste portfólio é o sensor de força e torque de 6 eixos FTS. Seu diferencial: onde os robôs atingem seus limites por falta de sensibilidade tátil, o FTS oferece a delicadeza necessária para lidar até mesmo com as tarefas mais desafiadoras. Desenvolvido com a longa experiência acumulada pela empresa em sistemas de medição de alta precisão, o sensor garante medições com máxima exatidão e resolução, possibilitando o monitoramento detalhado de processos em diversas aplicações.

Ao montar células de bateria para veículos elétricos, é necessário um toque delicado. Ao posicionar os módulos de bateria na bandeja, o robô os coloca sobre tiras adesivas. Nesse processo, o FTS garante que cada módulo seja colado com a mesma força de contato, criando a base para baterias funcionais, seguras e de alta qualidade constante.
No setor de eletrônicos, o FTS desempenha um papel fundamental na montagem automatizada de placas de circuito. Graças à sua alta sensibilidade, o sensor assegura que o robô posicione pequenos e frágeis componentes nos furos designados com a força correta, sem causar danos.
Na tecnologia médica, o FTS é utilizado diretamente com pacientes, ele é integrado em robôs terapêuticos para mobilização de pacientes. Com a ajuda do sensor de força e torque de 6 eixos, o robô permite movimentos de uma ou várias articulações em modos passivo, assistido ativamente ou ativo, podendo ser combinado com metas como força, amplitude de movimento ou coordenação. O sensor avalia diversos parâmetros e pode monitorar o progresso do paciente.

Sistema de sensor inteligente – Para alcançar máxima precisão, o FTS é equipado com sensores de deformação de alta sensibilidade, que detectam as mínimas variações mecânicas no corpo do sensor e as convertem em sinais extremamente precisos nos seis graus de liberdade (Fx, Fy, Fz, Mx, My, Mz). Combinados a um processamento de sinal com redução de ruído, esses sensores garantem alta resolução e qualidade de medição.
A estrutura robusta, de alta rigidez, assegura durabilidade e precisão de medição, mesmo em aplicações dinâmicas. O sensor de força e torque atende à classe de proteção IP67, podendo ser utilizado em ambientes exigentes. LEDs integrados para energia, comunicação e status do sensor facilitam o monitoramento do funcionamento.
Montagem simplificada – O Schunk FTS é de fácil utilização: os padrões de montagem ISO padronizados no lado da ferramenta e as placas adaptadoras no lado do robô permitem uma montagem rápida e conveniente. Usando a caixa de interface com conexões EtherNet/IP, EtherCAT e PROFINET, o sensor se integra de forma fácil e contínua às topologias de rede existentes. Sua interface intuitiva simplifica a configuração e potencializa sinergias com outros produtos SCHUNK.
Com nove tamanhos e faixas de medição (Fxy: 125–16.000 N, Fz: 300–32.000 N, Mxyz: 4,5–2.800 Nm), o sensor de força e torque FTS oferece a solução ideal para diferentes necessidades de medição em uma ampla variedade de aplicações.
Saiba mais sobre a empresa em: https://schunk.com/br/pt