São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/10/2025

Senai abre parque de tecnologia e inovação em Suape (PE)

(24/10/2025) – O Senai-PE – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco inaugurou, nesta segunda-feira (20), o Senai Park, um parque de inovação e tecnologia, no Complexo Industrial Portuário de Suape, região metropolitana do Recife. A estrutura, que ocupa uma área de 1,4 hectares ao lado da sede administrativa do porto, foi planejada para atender às demandas e promover o desenvolvimento tecnológico da indústria local e nacional.

O parque vai reunir empresas de diferentes setores produtivos, pesquisadores e instituições de ensino em um ambiente compartilhado. Com plantas-piloto, o Senai Park irá testar a viabilidade de soluções tecnológicas e processos produtivos antes da adoção em escala industrial.

Dois Grandes Projetos – Concebido de forma modular, o espaço possibilita adaptações a cada projeto desenvolvido. Atualmente, dois grandes projetos já estão em execução, reunindo 14 empresas.

Um deles desenvolve um protótipo nacional de bateria de lítio de baixa tensão (12V/48V) para veículos híbridos, com participação da Moura, Stellantis, Volkswagen, Iochpe Maxion e Horse.

O outro tem foco na digitalização da cadeia de produção do hidrogênio sustentável, com a participação de companhias como Neuman & Esser, Siemens, White Martins, Hytron, Compesa e CTG Brasil.

Juntas, as iniciativas já somam investimentos de R$ 100 milhões, com outros R$ 200 milhões em processo de captação.

Cluster do porto de Suape – A inauguração também marca a consolidação do cluster de inovação industrial em Suape, lançado em 2022. O conceito envolve a concentração geográfica de empresas, instituições e atores que colaboram, compartilhando conhecimento, infraestrutura e recursos para gerar vantagens competitivas e acelerar a aplicação de pesquisas inovadoras na indústria.

“O Senai tem 82 anos de atuação em Pernambuco e se consolidou como parceiro da indústria, apoiando sua modernização e competitividade. O parque reforça esse papel ao integrar empresas, universidades e institutos de pesquisa em torno de soluções para desafios concretos da indústria”, afirma a diretora do Senai-PE, Camila Barreto.

Como o Senai de Pernambuco já tem o Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), fundado em 2013 e credenciado como unidade Embrapii, os projetos desenvolvidos em Suape devem ter como principal diferencial a expertise da área de TICs.

A decisão de escolher o porto como local para instalação do espaço foi estratégica. Segundo o presidente do complexo portuário, Armando Monteiro Bisneto, a região se consolidou como um cluster industrial e tecnológico. “Temos 90 empresas em operação, 12 polos setoriais de desenvolvimento, como materiais de construção, graneis líquidos e metalmecânica, e mais de 25 mil funcionários”, destaca o executivo.

Diferentemente de laboratórios convencionais, o Senai Park foi projetado para acelerar o desenvolvimento tecnológico orientado à implantação industrial real, levando projetos até estágios próximos à comercialização.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.