São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/10/2025

Santa Catarina, terra de gigantes da indústria nacional

(05/10/2025) – A CNI (Confederação Nacional da Indústria) lançou o projeto Jornada Nacional de Inovação da Indústria que está percorrendo o país para traçar desafios, propostas e cases de cada estado. Na semana passada, no dia 2 de outubro, foi realizado em Florianópolis o primeiro encontro do projeto reuinindo os três estados da Região Sul.

Para cada unidade da federação, a Agência de Notícias da Indústria vai publicar uma reportagem no Portal da Indústria contando um pouco mais sobre as empresas e suas inovações. Segue abaixo a reportagem sobre Santa Catarina.

Quando falamos de inovação industrial, Santa Catarina é terra de gigantes. O menor estado da Região Sul e um dos menores do Brasil é berço de empresas que cresceram, ganharam força e conquistaram outros mercados.

Além dos nomes de indústrias catarinenses, que você provavelmente já conhece, os números falam por si só. Imagina uma empresa que produz diariamente mais de 60 mil motores em 17 países, além de ter a operação coordenada por filiais em 41 economias diferentes? Essa é a WEG, gigante de nome modesto, com apenas três letras, que hoje é uma das maiores fabricantes de máquinas e equipamentos elétricos do mundo.

Outra que é uma espécie de Transformers do setor é a Tupy, de soluções em componentes estruturais e peças de engenharia, usinagem e hidráulica. Com unidades fabris em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, México e Portugal, tem mais de 18 mil funcionários, exporta mais de 70% da produção brasileira e tem receita de R$ 10,7 bilhões.

Com um quadro um pouco menor, de 3,6 mil trabalhadores, faturamento também na casa dos bilhões e filiais nos Estados Unidos e na China, a Schulz distribui seus produtos de geração, tratamento e armazenamento de ar comprimido e de gases industriais, além de equipamentos para uso residencial, serviços e aplicações industriais para mais de 70 países.

O estado também se destaca na produção de novas tecnologias. Esse é o caso da Nione, empresa do grupo gaúcho Randoncorp, instalada em Içara (SC), iniciou suas operações em 2021. Trata-se da primeira empresa no mundo a desenvolver um método para obtenção de nanopartículas de nióbio em larga escala, viabilizando sua utilização pela indústria.

Startups criadas entre 2018 e 2021, DBM Nano, Organa Biotech e Symbiomics atendem demandas bem atuais de mercado. A DBM Nano foi a primeira startup brasileira no segmento de eletrofiação – máquinas que criam fibras nanométricas para diversas aplicações, entre elas, biossensores e “curativos inteligentes” que ajudam a pele a se regenerar mais rápido.

Já a Organa desenvolveu um processo de compostagem acelerada, enquanto a Symbiomics isola microrganismos de ambientes naturais e sequencia milhares de genomas, para beneficiar a agricultura com novas cepas microbianas.

Um dos pontos fortes da economia catarinense é a indústria alimentícia. SC sedia uma companhia que surgiu em 1969 da união de 18 pessoas e hoje reúne, no mesmo modelo cooperativista, 150 mil famílias na industrialização e comercialização de suínos, aves, lácteos, massas, vegetais, pescados e suplementos para nutrição animal. Nos últimos 10 anos, a Aurora praticamente triplicou as exportações (de 244 mil toneladas em 2014 para 723 toneladas em 2024), alcançando cerca de 80 países nos cinco continentes.

Para mais informações Clique Aqui

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.