São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/09/2025

Elgin investe R$ 200 milhões em fábrica de motores em Manaus

(28/09/2025) – A Elgin inaugurou uma nova fábrica de motores no seu parque fabril de Manaus, no Amazonas. Dedicado à produção de motores BLDC (motores brushless de corrente contínua), essenciais na montagem de equipamentos de climatização, o local exigiu um investimento industrial de cerca de R$ 200 milhões, o maior da história recente da empresa.

A nova unidade permitirá atender com mais agilidade e menor custo tanto o mercado interno quanto países da América Latina. Com ela, a Elgin pretende também reforçar a autossuficiência do Brasil em componentes críticos, reduzindo a dependência de importações.

O investimento beneficiou-se dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, e contemplou também modernizações no restante do complexo fabril da empresa na região.

Entre os segmentos que poderão ser atendidos pelo novo espaço, estão os de ar-condicionado residencial e comercial, empresas de automação predial, climatização embarcada (ônibus, trens, embarcações), sistemas industriais de HVAC e refrigeração.

A fábrica conta ainda com um centro de co-desenvolvimento, onde clientes e engenheiros da Elgin poderão simular soluções sob medida.

“Essa iniciativa é um passo essencial não só para a Elgin gerar valor local e ampliar sua atuação como fornecedora integrada nos setores de climatização e automação Industrial, como para fortalecer a inovação nacional”, diz Caio Guazzelli, diretor de operações da Elgin.

De acordo com ele, há muito espaço para crescimento no setor. Vários mercados estariam buscando diversificação de fornecedores, colocando o Brasil como uma alternativa estratégica.

A nova planta, que é considerada uma das mais modernas do Brasil, foi totalmente projetada para operar com energia renovável. Alinhada às políticas ambientais da empresa, a estrutura utiliza motores otimizados para alta eficiência energética, em conformidade com as novas exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Estimativas iniciais apontam que a produção local também deve reduzir as emissões associadas ao transporte internacional, reforçando o compromisso da Elgin com a sustentabilidade.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.