
(21/09/2025) – A venda de caminhões brasileiros para a Argentina praticamente triplicou este ano, com 11 mil embarques de janeiro a agosto diante de apenas 4 mil no mesmo período de 2024.
Com tal desempenho, a Argentina está respondendo em 2025 por 45% das exportações das montadoras de caminhões.
No total, as exportações brasileiras de pesados entre janeiro e agosto somaram 23,5 mil unidades (aí incluídos os ônibus), enquanto no mesmo período de 2024 totalizaram 12,9 mil unidades
Os caminhões brasileiros mais exportados incluem modelos da Volvo (como o FH 540) e Scania (como o R 450 e 460 R Super), que são os líderes de vendas no mercado nacional. Modelos da DAF, como o XF 530, e a linha Actros, da Mercedes-Benz, também estão entre os mais vendidos no exterior.

Em 2025, a produção de caminhões no Brasil vinha mantendo bom ritmo de crescimento, impulsionada principalmente pelas exportações. Porém, em agosto, pela primeira vez no ano houve queda na produção acumulada em relação a 2024. O recuo é de apenas 1%, mas, segundo a Anfavea, indica uma inversão da curva de crescimento que se mantinha ao longo dos primeiros sete meses do ano. O mercado interno de caminhões já vinha em retração desde abril
As vendas de caminhões no Brasil em 2025 mostram um cenário contraditório, com projeções iniciais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) prevendo um crescimento de 4,5%.
Mas os seus dados semestrais e trimestrais indicam um recuo de 3,85% no primeiro semestre e queda de 0,68% no acumulado até abril. A Fenabrave projeta a venda de 127.593 caminhões ao longo do ano,
Já a Anfavea projeta estabilidade com crescimento de 0,2%. O agronegócio deverá impulsionar o setor, com a construção civil e a demanda por implementos devendo apresentar retração.