
(07/09/2025) – A Blum-Novotest, desenvolvedora de tecnologias de medição e testes, fará na EMO 2025 (de 22 a 26 de setembro de 2025) a estreia mundial do LC54-DIGILOG, o sistema de medição a laser mais compacto da série LaserControl. A novidade foi desenvolvida especialmente para medição e monitoramento de ferramentas em microusinagem e, segundo a empresa, irá estabelecer novos padrões de precisão, compacidade e confiabilidade de processo.
“As exigências de precisão na microusinagem estão em constante crescimento, especialmente quando se trata de medir ferramentas extremamente pequenas”, informa Winfried Weiland, Diretor de Marketing da Blum-Novotest. “Com o novo LC54-DIGILOG, desenvolvemos um sistema que não só atende a esses desafios, como também estabelece novos padrões”.
Segundo Weiland, o novo produto oferece toda a gama de funções dos comprovados sistemas de medição a laser DIGILOG para ferramentas na faixa de 10 μm a 16 mm de diâmetro. “Ele foi projetado desde o início para uso em conceitos de máquinas altamente compactas e impressiona com uma ampla gama de inovações técnicas que o tornam o sistema de medição a laser mais potente e preciso de sua classe”.
Sucessor direto do LaserControl Nano NT, o LC54-DIGILOG tem como componente-chave a tecnologia DIGILOG, introduzida pela primeira vez em 2017. Enquanto os sistemas clássicos de medição a laser digital/comutável geram apenas alguns sinais sombreando a ferramenta, o LC54-DIGILOG gera milhares de valores medidos por segundo, com ajuste dinâmico da velocidade de medição à velocidade nominal da ferramenta.

Cada aresta de corte é medida individualmente, permitindo uma comparação precisa entre as arestas de corte mais curtas e mais longas. Isso resulta em uma precisão de repetição de 0,2 μm (2σ) e erros de concentricidade causados por contaminação no porta-ferramentas, por exemplo, são detectados automaticamente. O sistema também identifica qualquer sujeira ou lubrificante de refrigeração aderido à ferramenta e os exclui do resultado da medição.
De acordo com a fabricante, as inovações integradas ao LC54-DIGILOG oferecem aos usuários vantagens tangíveis: os tempos de medição e teste foram reduzidos em até 60%. Ao mesmo tempo, a óptica laser do sistema foi aperfeiçoada para atender às necessidades das microferramentas. Um formato de feixe otimizado e uma redução de 30% no diâmetro do foco permitem uma precisão absoluta que supera todos os sistemas anteriores – mesmo aqueles que utilizam luz laser azul.
Já o modo MicroTool é uma inovação especial: para microferramentas, ele é ativado automaticamente e permite outro aumento significativo na precisão da medição, o que representa um avanço decisivo para a medição precisa até mesmo das ferramentas mais delicadas.
Outro destaque do produto da série LaserControl DIGILOG é sua integração perfeita com o software de medição e visualização LC-VISION. Este foi desenvolvido especialmente para os sistemas DIGILOG e oferece uma interface intuitiva para configuração, visualização e avaliação dos processos de medição.
Além disso, a nova função GrindingControl para LC-VISION fará sua estreia na EMO. Esta função permite a determinação precisa da geometria real das ferramentas de retificação. Utilizando algoritmos inteligentes, o software determina uma dimensão de usinagem otimizada a partir dos dados de medição registrados e os transfere automaticamente para a mesa de ferramentas. Alternativamente, sequências de medição padrão podem ser geradas de forma muito conveniente graças à integração em sistemas CAD/CAM, como o Mastercam, e introduzidas no programa de usinagem.
A Blum-Novotest estará na EMO 2025 (de 22 a 26 de setembro de 2025) no Pavilhão 5, Estande D31.