(10/06/2012) – A Ford deu início às exportações para a Europa do motor Sigma 1.6 produzido em Taubaté, no interior paulista. O motor vai equipar o Focus em alguns mercados europeus, a exemplo do que já ocorre no Brasil e outros países do continente americano.
De última geração, o Sigma é produzido 100% em alumínio. Para a Europa, será exportada a versão a gasolina. No Brasil, o Sigma tem o exclusivo motor flex, de alto rendimento. Além do Focus na Europa, a fábrica brasileira já fornece essa nova família global de motores para o New Fiesta vendido nos Estados Unidos e América do Sul. Também o Focus sul-americano é equipado com o motor Sigma.
“A Ford Taubaté tem tradição em exportação de motores para os principais mercados mundiais. Além da América do Norte, para onde exporta há muitos anos, a Europa, uma das regiões mais exigentes, passa a receber nosso propulsor para os veículos Ford”, diz Celso Salles, gerente da Fábrica de Taubaté.
Motor global – Produzido com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio e 16 válvulas, o motor Sigma é um projeto global que se caracteriza pelo baixo peso, durabilidade, economia e baixo nível de ruído e emissões. Além dos modelos a gasolina ele conta com a versão flex desenvolvida especialmente para o Brasil.
Entre outros avanços, tem acelerador eletrônico e correia elástica em vez de corrente no comando de válvulas, que mantém a pressão sem necessidade de tensionador e oferece um funcionamento silencioso e suave, com grande durabilidade.
Inaugurada em janeiro de 2010, a fábrica de motores Sigma em Taubaté é uma unidade totalmente nova. O ritmo atual de produção é de 1.500 motores Sigma por dia. Além dessa família, a unidade também produz 1.100 Zetec RoCam. “A nossa projeção para 2012 é ampliar a produção para 600.000 motores”, afirma o executivo da Ford.