(10/06/2012) – A fabricante de máquinas operatrizes de grande porte Taurus Wotan pode ser adquirida pelo grupo gaúcho SüdMetal. A Forjas Taurus informou na semana passada ter recebido proposta para aquisição do parque industrial da empresa de Gravataí.
Tradicional participante de feiras e eventos do setor metal-mecânico, a Wotan esteve ausente da Feira da Mecânica, realizada no final de maio. No evento, circularam informações de que as atividades fabris da Wotan estavam paralisadas à espera de um comprador. De acordo com esses comentários, pelo menos dois grupos estrangeiros haviam demonstrado interesse na compra da empresa que pertence à Taurus desde 2004.
Curiosamente, 2004 também é o ano de fundação do Grupo SüdMetal, resultante da fusão de duas tradicionais fundições gaúchas, a Hahn Ferrabraz e a Becker. Posteriormente, o grupo adquiriu a Industec (usinagem) e a MSI (chicotes elétricos automotivos). Hoje conta com seis unidades fabris no Rio Grande do Sul, nas cidades de São Leopoldo, Gravataí, Estância Velha, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
A proposta de compra foi apresentada pela holding do grupo, a Renill Participações, que tem como presidente Renato Real Conill. Em 2004, Conill era vice-presidente da Taurus.
Segundo informações prestadas pelo diretor-presidente da Taurus, Dennis Gonçalves, ao jornal Valor Econômico, o valor oferecido pela Wotan seria de R$ 128 milhões. De acordo Gonçalves, a operação prevê a criação de uma nova empresa, que absorverá os ativos, clientes e os 150 funcionários da Wotan. A marca Taurus e as dívidas ficarão com a Forjas Taurus, que também se responsabilizará pelas garantias vigentes dos equipamentos já entregues. A assistência técnica das máquinas passaria a ser prestada pelos novos controladores.
No ano passado, a Forjas Taurus decidiu focar-se em dois segmentos: defesa e segurança; e metalurgia e plásticos. Com isso, foi tomada a decisão, em setembro de 2011, de vender a Wotan. Desde então a empresa aparecia nos balanços trimestrais como “ativo disponível para venda”.
Em 2012, a Forjas Taurus adquiriu duas empresas. A Steelinject, fabricante de peças de aço pelo processo de injeção que pertencia à Lupatech, e a Heritage, dos EUA, fabricante de armas de uso esportivo.