(26/04/2009) – O Grupo LMT/Leitz acaba de inaugurar em São Sebastião do Caí (RS) as instalações de sua nova fábrica no Brasil. A unidade – que irá produzir ferramentas especiais com a marca LMT Boehlerit e ferramentas para os setores madeireiro e moveleiro com a marca Leitz – conta com 5,5 mil m² de área construída, em terreno de 40 mil m².
A nova unidade (o grupo já contava com fábrica na mesma cidade) exigiu investimento de 4 milhões de euros. “A fábrica foi montada com equipamentos de última geração, projetada dentro dos conceitos mais modernos de produção”, informa Eugenio Saller, diretor-geral da LMT Boehlerit do Brasil. “Nosso objetivo com está fábrica é contar com uma para base atender os dois segmentos – de metal-mecânica e o madeireiro – de toda a América Latina”.
“Para a indústria metal-mecânica, nosso foco com é a fabricação de ferramentas especiais”, diz Saller, explicando que a LMT “é conhecida como um dos principais players do mercado mundial nesse segmento”. Segundo o diretor-geral, existe hoje uma tendência muito clara no mercado, que é a de otimizar os processos de usinagem do cliente. “Para tanto, é fundamental contar com equipe de engenharia para realizar estudos de melhoria de processos e oferecer soluções sob medida para os clientes, assim como a produção local de ferramentas especiais”.
Saller lembra que instalação da nova fábrica teve início há cerca de um ano e meio, antes portanto da retração econômica mundial. Porém, em nenhum momento, o investimento correu o risco de ser adiado. “Desde o início, esse projeto foi encarado como um investimento para o futuro. Tanto que temos um terreno grande, possibilitando futuras expansões”, observa.