
(21/08/2025) – A BYD tem como meta alcançar mais de 50% de nacionalização de partes e peças até 2027. Para tanto, a montadora promoveu um webinar para os associados da Abipeças e o Sindipeças, no qual lançou a campanha “A BYD quer conhecer você” para selecionar fornecedores brasileiros e desenvolver uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari (BA).
Participaram do encontro Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD Auto Brasil. O seminário online contou com a participação de quase 300 associados de dezenas de empresas brasileiras interessadas em fazer parte da cadeia de fornecimento da BYD.
“A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. O evento de hoje só reforça nosso compromisso em buscar parceiros nacionais. Ficamos muito animados com o interesse em conhecer um pouco mais sobre as empresas. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros”, destacou Baldy.
Na opinião de Cláudio Sahad, “toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio”.
A relação apresentada às entidades já conta com centenas de demandas diretas e indiretas, contemplando componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias. A lista completa de peças será disponibilizada em breve aos associados do Sindipeças e da Abipeças.
De acordo com nota à imprensa, a BYD já está qualificando dezenas de empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a sua planta no estado da Bahia. A Continental Pneus, de Camaçari, vizinha à fábrica, foi a primeira companhia oficialmente homologada.
Além dos detalhes sobre a lista de partes e peças, a BYD também apresentou um conjunto de incentivos fiscais para seus futuros fornecedores no estado da Bahia, com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva local e fortalecer a indústria na região. A montadora também se colocou à disposição dos fornecedores para facilitar os contatos com o governo da Bahia para incrementar as políticas tributárias.
As medidas fazem parte da estratégia para criar um ecossistema industrial robusto e que fomente a economia da Bahia, incentivando a colaboração com empresas locais e a geração de empregos.