
(10/08/2025) – A Embraer anunciou que o carro voador da subsidiária Eve Air Mobility fará seu voo inaugural em dezembro deste ano. As informações foram confirmadas pelo CEO e presidente da companhia, Francisco Gomes Neto, em audioconferência nessa última terça-feira, 5.
O carro voador – eVTOL na sigla em inglês (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) – vai ser produzido em Taubaté (SP) e já conta com quase 3 mil encomendas do modelo desenvolvido pela subsidiária da Embraer.
A Eve planeja iniciar a operação comercial de seus carros voadores em 2027, com a empresa Revo sendo a operadora do lançamento no Brasil. A primeira entrega está prevista para o quarto trimestre de 2027.
A Eve fechou contrato com a Revo para o fornecimento de até 50 aeronaves e serviços de suporte operacional no valor de US$ 250 milhões (equivalente a R$ 1,35 bilhão).
Os eVTOLs funcionam com propulsão elétrica e são projetados para operações urbanas, reduzindo o tempo de deslocamento em cidades congestionadas. As aeronaves prometem ser seguras, sustentáveis e silenciosas.

Em junho deste ano, a Eve publicou o primeiro estudo de perspectivas de mercado global para os carros voadores.
De acordo com o estudo, a frota global de eVTOLs em operação poderá atingir 30 mil unidades até 2045, número necessário para atender à estimativa de 3 bilhões de passageiros nesse período, gerando uma receita potencial de US$ 280 bilhões (R$ 1,5 trilhão).
Até 2035, mais de 800 cidades no planeta terão uma população superior a 1 milhão de habitantes, representando mais de 2,5 bilhões de pessoas, o que deve garantir o suprimento desta demanda.
A Eve Air Mobility é uma subsidiária brasileira da Embraer que produz aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical e também infraestruturas de mobilidade aérea urbana. A empresa foi fundada em 15 de outubro de 2020. A Eve é uma marca que foi idealizada pela divisão de inovação da Embraer chamada EmbraerX.
O primeiro voo simulado do Eve foi realizado pela Embraer no Rio de Janeiro em setembro de 2021, com o objetivo de testar a futura rota dos eVTOLs. Já em 2022, a Embraer solicitava à Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) a certificação para o aparelho.