São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/08/2025

Tata Motors, da Índia, adquire o Grupo Iveco

(02/08/2025) – A Tata Motors, da Índia, e o Iveco Group, sediado na Itália, chegaram a um acordo para a criação de um grupo de veículos comerciais com alcance, portfólio de produtos e capacidade industrial para ser um principais fabricantes mundiais do segmento de caminhões e ônibus.

Pelo acordo a Tata Motors irá adquirir a totalidade das ações do grupo italiano por cerca de 3,8 bilhões de euros. Segundo nota à imprensa, a  conclusão da oferta está condicionada à separação dos negócios de defesa do Grupo Iveco (que deve ser adquirida pelo grupo italiano Leonardo).

De acordo com o comunicado, a aquisição “uniria dois negócios com portfólios de produtos e capacidades altamente complementares e com substancialmente nenhuma sobreposição em suas pegadas industriais e geográficas”.

Assim, seria crtiado um grupo mais forte e diversificado com uma presença global significativa e vendas de mais de 540 mil unidades/ano. Juntos, a Iveco e o negócio de veículos comerciais da Tata Motors terão receitas combinadas de de 22 bilhões de euros, divididas entre a Europa (50%), Índia (35%) e as Américas (15%) com posições atraentes em mercados emergentes na Ásia e África.

Segundo as empresas, o negócios “também permitirá que as capacidades do bem-sucedido negócio de powertrain do Grupo Iveco, a FPT Industrial, sejam ainda mais aprimoradas”.

A Iveco mantém uma fábrica no Brasil, em Sete Lagoas (MG), inaugurada no ano 2000, e um centro de pesquisa e desenvolvimento. A FPT Industrial também conta com uma fábrica no mesmo município, além de um centro de P&D em Contagem (MG) e uma fábrica em Cordoba, na Argentina.

Natarajan Chandrasekaran, presidente do Conselho da Tata Motors: “Este passo permitirá que o grupo combinado concorra em uma base verdadeiramente global com dois mercados domésticos estratégicos na Índia e na Europa. Os negócios complementares e o maior alcance do grupo combinado aumentarão nossa capacidade de investir com ousadia.”

Olof Persson, CEO do Grupo Iveco: “Ao unir forças com a Tata Motors, estamos desbloqueando um novo potencial para aprimorar ainda mais nossas capacidades industriais, acelerar a inovação em transporte com zero emissão e expandir nosso alcance em mercados globais importantes. Essa combinação nos permitirá atender melhor nossos clientes com um portfólio de produtos mais amplo e avançado, além de gerar valor de longo prazo para todos os stakeholders.”

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.