São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/08/2025

Na Embraer, lean manufacturing é um modo de pensar e agir

(02/08/2025) – A Embraer está expandindo internamente a utilização do sistema lean manufacturing, modelo de gestão inspirado no método Toyota. De acordo com Luis Marinho, vice-presidente de Operações da companhia, a empresa adota o sistema desde 2007 e vem colecionando uma série de resultados, como aumento de eficiência, inovação, produtividade, segurança e qualidade.

Na Embraer, o sistema lean é hoje mais do que um modelo de gestão, afirma o vice-presidente: “É uma forma de pensar e de agir, uma cultura que gera resultados internos e para os nossos clientes”.

Para Marinho, nesses 18 anos de implementação, o principal resultado que o modelo de gestão gerou à Embraer foi uma padronização inteligente dos processos de produção, o que permitiu à companhia enxergar e eliminar continuamente desperdícios, uma das bases do sistema lean.

“Nossos clientes amam nossos aviões, não só pela nossa engenharia, que desenvolve produtos fantásticos, mas também pelo nosso sistema produtivo, que entrega, na ponta, uma qualidade excepcional. E isso vem do lean”, disse o executivo.

O vice-presidente da Embraer explica que a empresa criou o “P3E”, sigla do Programa de Excelência Empresarial Embraer, que foi baseado no sistema lean e que, desde então, vem transformando a maneira de produzir os aviões.

O modelo de gestão começou a ser disseminado inicialmente pelas áreas de Operações da companhia e vem se expandindo por toda a organização. À época do início da adoção do sistema lean, lembra o vice-presidente, o processo de produção de aviões da Embraer apresentava desafios.

“Adotamos esse modelo de gestão porque, naquela época, nos vimos diante de uma alta demanda por nossos aviões, mas tínhamos dificuldades para produzir e entregar no prazo necessário”, resumiu Marinho.

O sistema lean mudou esse cenário ao transformar a maneira de fabricar os aviões, direcionando toda a produção e colaboradores para a busca e resolução de problemas. Ao mesmo tempo, reforçou a eliminação cotidiana de desperdícios e uma busca maior de agregação de valor em todas as etapas dos processos de produção.

“Desde então, há 18 anos, a gente vem observando que, independentemente da situação momentânea da economia, o sistema lean sempre gera benefícios para a Embraer. Por isso, acredito no lean como sendo um sistema de gestão poderosíssimo que pode transformar empresas para melhor”, disse Marinho.

O vice-presidente de Operações da Embraer será um dos principais palestrantes do Lean Summit 2025. O encontro vai reunir um grupo de 135 executivos de 98 grandes companhias – como a Embraer, Bradesco, Itaú, Coca-Cola, Vale, Cacau Show, Toyota, Globo, Magalu, Mercado Livre, Boticário, Leroy Merlin, Bayer, Hospital Albert Einstein, Heineken, entre diversas outras empresas de uma série de setores – que vão mostrar como estão transformando a gestão pela adoção do sistema lean. Será nos dias 26 e 27 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

“Será uma honra compartilhar o que temos realizado na Embraer, como buscamos aprender mais, e contribuir para levar o conceito lean para as empresas que estiverem participando do evento”, concluiu Marinho.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.