São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/08/2025

Industriais brasileiros pretendem ir aos EUA discutir tarifaço

(02/08/2025) – Empresários do Fórum Nacional da Indústria estiveram reunidos em São Paulo para discutir os impactos das medidas do governo norte-americano no setor produtivo brasileiro e avaliar as próximas estratégias de negociações.

O presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, apresentou as últimas tratativas com o governo federal e entidades empresariais, como a U.S Chamber of Commerce e a Amcham Brasil, a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Segundo ele, o próximo passo deverá ser uma missão empresarial dos industriais aos EUA para as tratativas de interesse comercial.

“Não devemos perder a razão neste momento, mas também não podemos cruzar os braços”, afirmou Alban. “Queremos ir aos Estados Unidos conversar de empresa para empresa e defender os nossos interesses comerciais”.

Alban voltou a destacar que o tarifaço de 50% determinado pelo presidente norte-americano Donald Trump pode colocar em risco diversas cadeias produtivas do Brasil, mas também empresas dos Estados Unidos, que dependem de insumos brasileiros.

Por isso, segundo ele, seria importante buscar tratativas bilaterais em busca de soluções comerciais imediatas, mesmo com o cenário tendo se atenuado um pouco depois da assinatura do decreto por Trump na última quarta-feira, 30 de julho, no qual o presidente americano isentou do tarifaço 694 produtos brasileiros, incluindo minerais, produtos energéticos, metais básicos, fertilizantes, papel e celulose, alguns produtos químicos e bens para aviação civil.

“Mas diversos setores ainda serão afetados”, reforçou o presidente da CNI. “Desde aqueles que atuam com os insumos perecíveis até os que trabalham com grandes máquinas. Eu vou continuar defendendo que, quando surgem os problemas, a necessidade é de resolvê-los e não os disseminar”.

O Fórum Nacional da Indústria (FNI) é um órgão consultivo da CNI que se reúne periodicamente para alinhar, definir e indicar prioridades, além de orientar a ação de influência da indústria nacional.

É formado por mais de 70 presidentes de associações setoriais nacionais da indústria, convidados pelo presidente da CNI, que também é o líder do Fórum Nacional.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.