São Paulo, 13 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

30/07/2025

Schunk apresenta o seu PLUS para a área de robótica

(30/07/2025) – A nova linha Robot PLUS, da Schunk, oferece soluções versáteis e modulares para automação robótica flexível. Composta por trocadores de ferramentas, unidades de compensação e sensores de força/torque de 6 eixos, a linha permite inúmeras combinações com as garras do abrangente portfólio da marca. Dessa forma, a empresa entrega soluções completas, eficientes e adaptáveis a partir de uma única fonte.

Segundo a fabricante, flexibilidade é um requisito essencial para a automação moderna. A marca está expandindo seu portfólio de ponta para aplicações robóticas, com soluções desenvolvidas na Alemanha e voltadas ao futuro. A linha cobre toda a área entre a flange do robô e o effector final (o dispositivo localizado na extremidade do braço de um robô), permitindo uma adaptação flexível às necessidades específicas de cada aplicação. Essa evolução se baseia na longa trajetória e know-how da Schunk em tecnologia de automação.

Entre os destaques da linha Robot PLUS está o CPS, um trocador de ferramentas extremamente versátil e robusto, ideal para aplicações industriais exigentes. O sistema é composto por uma peça mestre (CPS-K) e um adaptador (CPS-A), conectados de forma segura por um confiável mecanismo de travamento com esferas. Essa tecnologia garante trocas rápidas e seguras de garras e ferramentas, com capacidade para manusear cargas de até 1.000 kg.

Projetado para ambientes industriais severos, o CPS é construído inteiramente com peças funcionais em aço temperado, o que assegura resistência, durabilidade e confiabilidade mesmo sob condições extremas. A série conta com 18 tamanhos diferentes, oferecendo o modelo ideal para cada tipo de robô. Além disso, sua compatibilidade total com trocadores Schunk já instalados elimina a necessidade de reprogramação, facilitando a modernização de sistemas existentes.

Quatro perguntas para Sebastian Höpfl, vice-presidente executivo de Tecnologia de Garras e Tecnologia de Automação da Schunk

Quais são os maiores desafios da automação robótica atualmente?

Höpfl – “A crescente complexidade das aplicações representa grandes desafios para as empresas: lidar com uma variedade cada vez maior de componentes em processos exigentes com alta produtividade é a tarefa do momento. Por isso, soluções robóticas hoje precisam ser não apenas precisas e eficientes, mas acima de tudo altamente flexíveis. Ao mesmo tempo, os usuários esperam que essas soluções sejam fáceis de integrar – mesmo em ambientes de produção já existentes. E todos esses três aspectos – produtividade, flexibilidade e simplicidade – também devem vir acompanhados de alta confiabilidade. Afinal, o objetivo é minimizar o tempo de inatividade e garantir uma produção estável.”

Que valor agregado a Schunk oferece aos seus clientes com o novo portfólio?

Höpfl – “Nossos clientes exigem consultoria especializada no planejamento de sistemas, alta disponibilidade mundial de componentes padrão e a resposta mais rápida possível em vendas e pós-vendas. Isso também se aplica ao Robot PLUS. Os componentes coordenados tornam os processos de automação robótica mais eficientes, flexíveis e produtivos. Os mais altos padrões de qualidade garantem vida útil máxima das ferramentas nos sistemas. Grande parte do portfólio está disponível em estoque e é fornecida globalmente por meio da nossa rede de subsidiárias. Esses diferenciais ajudam a otimizar ambientes de produção modernos e garantem segurança de investimento no longo prazo. Para isso, contamos com décadas de experiência em automação, ampla expertise em engenharia e uma rede global.”

Como a Schunk apoia as empresas na implementação de soluções de automação?

Höpfl – “Adotamos uma abordagem abrangente que considera tanto os iniciantes em automação quanto os mais avançados, com requisitos específicos. Prestamos suporte desde a análise e consultoria até o desenvolvimento do conceito, validação e comissionamento final. Nosso portfólio inclui componentes padrão que podem ser adaptados às necessidades dos clientes. Para soluções especiais personalizadas, oferecemos engenharia rápida e específica para o setor, adaptada com flexibilidade aos requisitos individuais. E fazemos isso globalmente, com contatos locais. Dessa forma, apoiamos nossos clientes em todas as fases da automação – garantindo uma implementação tranquila e sucesso duradouro.”

Quais são as aplicações-alvo e indústrias para as quais o portfólio Robot PLUS é utilizado?

Höpfl – “O portfólio Robot PLUS foi projetado para ser tão versátil que pode ser usado em uma ampla variedade de indústrias e aplicações. Vemos grande potencial especialmente em nossas indústrias foco – automotiva, e-mobility, ciências da vida, eletrônica e aeroespacial. Um exemplo do setor de e-mobility é o nosso trocador de ferramentas CPS, utilizado na produção de células de bateria. Ele permite trocas rápidas e precisas para realizar, de forma eficiente, diversas etapas de manuseio e montagem. Nas indústrias automotiva e aeroespacial, nossa unidade de compensação AGM é amplamente utilizada. Ela compensa tolerâncias, como durante o processo de carga e descarga de máquinas-ferramenta ou em processos de junção, garantindo operações suaves e alta confiabilidade. Graças à flexibilidade e precisão dos nossos produtos, as soluções podem ser adaptadas individualmente às aplicações mais exigentes – independentemente da indústria ou dos requisitos específicos.”

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.