
(27/07/2025) – O Complexo Industrial Automotivo de Gravataí da General Motors – que está completando 25 anos de operação e já produziu quase 5 milhões de veículos – se prepara para um novo salto em 2026 com o início da fabricação de um SUV inédito da Chevrolet. Trata-se de um segmento ainda não explorado pela GM no Brasil.
O novo produto faz parte do ciclo de R$ 1,2 bilhão em investimentos anunciados em 2024 para modernização e expansão da unidade, que é considerada uma das fábricas mais modernas e inovadoras da GM no mundo- referência em eficiência, sustentabilidade e digitalização industrial. A unidade, inclusive, chegou a ficar paralisada em dois períodos entre fevereiro e abril para a implantação das modernizações na fábrica.
“Gravataí representa a visão de futuro da GM. Uma fábrica altamente conectada, que alia inovação, sustentabilidade e impacto regional. Com a chegada do novo SUV 100% desenvolvido para o consumidor sul-americano, o complexo inaugura um novo ciclo, ampliando sua relevância na estratégia da GM na América do Sul”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Polo de desenvolvimento regional – A instalação da GM em Gravataí, no início dos anos 2000, provocou uma inflexão no perfil econômico e industrial da região metropolitana de Porto Alegre. “A GM trouxe para Gravataí um novo conceito de indústria, baseado em parcerias, inovação e geração de valor compartilhado. Em 25 anos, esse ecossistema cresceu junto com a cidade e o estado, impulsionando uma transformação que vai muito além dos portões da fábrica”, destaca Ricardo Urbano, diretor do complexo de Gravataí.
Gravataí foi a primeira fábrica da GM fora do estado de São Paulo e a primeira da América Latina a adotar o modelo de condomínio industrial, com 13 fornecedores estratégicos operando dentro do complexo. Esse formato inovador gerou ganhos de escala, redução logística e sinergia com a cadeia produtiva.
Ao longo dos anos, o complexo passou por quatro grandes expansões e tornou-se referência global em manufatura 4.0. Hoje, opera como uma verdadeira smart factory, com centenas de robôs, câmeras inteligentes, inteligência artificial e sistemas integrados que garantem a excelência na produção.
“Trabalhamos com uma evolução contínua, integrando tecnologias que otimizam processos, reforçam a qualidade e ampliam nossa competitividade- inclusive no uso de recursos naturais”, explica Urbano.

Investimentos – Desde sua inauguração, Gravataí já recebeu mais de R$ 6 bilhões em investimentos. Cada ciclo marcou uma nova fase de crescimento e inovação:
2000 – Inauguração com produção do Celta (investimento inicial de R$ 1.1 bilhão)
2006 – Ampliação para produção do sedã Prisma (R$ 240 milhões)
2010 a 2012 – Expansão para chegada do Onix (R$ 1,4 bilhão)
2019 – Modernização da linha para lançamento dos novos Onix e Onix Plus (R$ 1,9 bilhão)
2024 – Anúncio de R$ 1,2 bilhão para modernização do complexo para receber o novo SUV e renovação do portifólio
Do Celta, passando pelo o Onix, ao novo SUV, Gravataí tornou-se símbolo de uma indústria nacional mais moderna, eficiente e conectada ao futuro.
“Gravataí é sinônimo de qualidade e inovação. Um modelo de indústria inteligente e sustentável que seguirá como protagonista na próxima fase da mobilidade”, finaliza Urbano.