(20/07/2025) – O mercado de locação deve contribuir para o aumento das vendas de máquinas para construção no segundo semestre de 2025.
A avaliação é de Eurimilson Daniel, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), que será um dos debatedores do Radar Tendências, a ser transmitido no dia 24 de julho, a próxima quinta-feira, a partir das 15h00, pelo canal da Sobratema no YouTube.
De acordo com Daniel, com a taxa de juros elevada há uma preferência para a locação de equipamentos utilizados em obras ou para atividades de mineração e agronegócio.
“Com isso, no ano passado, houve um leve crescimento neste mercado, o que estimula os investimentos por parte dos locadores, seja para a renovação ou para ampliação da frota, a fim de atender a demanda dos clientes”, afirma o executivo.
Daniel observa que, se isso significa que o volume de máquinas comercializadas para a área de rental está em elevação, contribuindo para o resultado geral das vendas, nesta maior oferta há um viés a ser considerado, que é a maior pressão nos valores das máquinas.
“Trata-se de um fator que exige uma visão estratégica dos locadores no momento de planejar seus investimentos”, diz. “É preciso analisar os equipamentos que dão mais rentabilidade ao longo do seu ciclo de vida, entender o momento do mercado, quais as linhas de produto utilizadas em cada região e quais são as máquinas mais aplicadas por segmento, por exemplo”.
Daniel pondera que, de modo geral, a busca das empresas por mecanização, qualidade, disponibilidade e custo mais competitivo também têm aberto novas oportunidades para os locadores.
“Há muitos benefícios para os usuários de equipamentos com a locação, por isso as empresas do rental têm procurado se posicionar de forma estratégica, valorizando sua frota”, acrescenta.
O Radar Tendências ainda terá como debatedores Alberto Silva, CEO do Grupo Lafaete, e do economista Fernando Garcia de Freitas, sócio-diretor da Ex Ante Consultoria Econômica.
Mario Miranda, coordenador do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e Mineração, será o responsável por introduzir as informações e os dados da publicação.