Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 24 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

02/07/2025

BYD abre fábrica na Bahia e apresenta 1º modelo montado no País

(03/07/2025) – Após alguns adiamentos, a fábrica da BYD, em Camaçari (BA), teve seus portões abertos para um grupo de convidados na última terça-feira, 1º de julho. A cerimônia marcou a apresentação do primeiro veículo montado na unidade, um BYD Dolphin Mini 100% elétrico. Além deste, outros dois modelos serão montados na Bahia, o Song Pro (GL/GS) e o King (GL/GS).

A fábrica inicia suas operações com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. A princípio operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

Segundo a empresa, esse processo incluirá também o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado e construído numa cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o motor combina a tecnologia elétrica da BYD com um desempenho e eficiência de última geração.

LINHA DE MONTAGEM – Em comunicado de imprensa, a empresa informa que “a linha de montagem da BYD na Bahia é uma das mais modernas do mundo. Um sistema de sequenciamento inteligente prioriza a produção dos modelos com maior demanda. Cada carro pode ser rastreado em tempo real enquanto avança pela linha. Robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. O uso do espaço é tridimensional, aproveitando cada centímetro de maneira eficiente”.

E destaca ainda o “sistema exclusivo de fricção silenciosa mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis, criando um ambiente de trabalho agradável e confortável. O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área impressionante de 156.800 m²”.

INVESTIMENTO – A BYD está investindo R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões m², o equivalente a 645 campos de futebol. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.

A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.

3 MIL VAGAS – Nas últimas semanas, mais de 400 colaboradores brasileiros foram contratados para a fábrica. No total, mais de 1.000 pessoas já trabalham na planta de Camaçari apenas para a BYD, sem contar os prestadores de serviços que somam mais algumas centenas de postos de trabalho. Durante o evento, a BYD anunciou a abertura de mais 3.000 vagas, que serão preenchidas até o fim do ano. Entre as posições oferecidas, haverá oportunidades para engenheiros, técnicos, operadores, seguranças, eletricistas, profissionais de logística, TI e setor administrativo.

“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira”, disse Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa. “Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção”.

15 MESES – A decisão de construir a fábrica na Bahia foi anunciada em julho de 2023 em um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador. O lançamento da pedra fundamental, em outubro do mesmo ano, aconteceu para oficializar a posse do terreno, que foi usado por uma antiga montadora que deixou de produzir veículos em Camaçari. As obras começaram em março de 2024 e, passados apenas 15 meses, a BYD do Brasil já começou os testes que antecedem o começo da linha de produção. Esse passo marca uma das fases mais emblemáticas do projeto, que está transformando o terreno em um parque industrial de última geração.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: