(29/06/2025) – O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, assinou na última quinta-feira, 26, o protocolo de intenções que garante incentivos fiscais à instalação da nova fábrica de pneus da XBRI Pneus e da multinacional chinesa Linglong Tire na cidade de Ponta Grossa.
O investimento total previsto é de R$ 6,7 bilhões, com geração de mais de 1,3 mil empregos diretos na primeira fase. A nova planta será construída em um terreno de 1,4 milhão de m², com o início das obras previsto para o próximo mês de setembro.
A expectativa da empresa é iniciar os trabalhos de terraplanagem no terreno já agora em julho e que a produção inicial comece em 2027.
É o primeiro projeto da Linglong na América do Sul. A empresa é a maior fabricante de pneus da China e líder global na produção para veículos elétricos.
A intenção é de que a unidade atinja, em sua capacidade total, a produção anual de 14,4 milhões de pneus para automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões. Com a unidade a pleno vapor, o número de trabalhadores contratados pode chegar até 3.500.
Além da fábrica principal, o projeto prevê a instalação de infraestrutura para fornecedores e empresas satélites. Serão ainda construídos centros de pesquisa e desenvolvimento, espaços de capacitação, hotéis e estruturas para atender executivos e funcionários.
A formalização do apoio do governo do Paraná deu-se por meio do Programa Paraná Competitivo, da Secretaria da Fazenda, um dos principais instrumentos de atração de investimentos do país.
A iniciativa oferece incentivos fiscais a empresas que queiram se instalar ou expandir suas operações no Paraná, de forma alinhada às prioridades de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e inovação tecnológica.
“Essa assinatura é a demonstração prática de que o Paraná oferece segurança jurídica, apoio técnico e infraestrutura para quem quer investir. É o início de um novo ciclo de desenvolvimento para Ponta Grossa e para o estado como um todo”, afirmou Darci Piana, segundo quem o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 5% no primeiro trimestre, quase o dobro da média nacional e acima do índice dos Estados Unidos.