(22/06/2025) – A multinacional chinesa Midea, fabricante de eletrodomésticos, anunciou novos investimentos em Minas Gerais. A empresa, que no final do ano passado instalou uma fábrica de geladeiras e lavadoras em Pouso Alegre, no Sul de Minas, vai investir R$ 198 milhões no Estado em quatro novos projetos.
O principal projeto é uma nova fábrica de refrigeradores, em Pouso Alegre, que deve entrar em operação no primeiro quadrimestre de 2028. A mesma cidade receber uma fábrica da Midea de EPS (Poliestireno Expandido, material plástico com propriedades de isolamento térmico e acústico, usado também em embalagens). A expectativa é que esta unidade entre em operação a partir do primeiro quadrimestre de 2026.
Já o município de Santa Rita do Sapucaí irá receber uma fábrica de motores da Welling Motor, subsidiária da Midea. A unidade deve estar em operação em operação até o final de 2025.
A cidade de Extrema, por sua vez, receberá os investimentos destinados à construção de um centro de distribuição. A unidade tem início do funcionamento previsto para quarto trimestre de 2025.
O anúncio dos investimentos foi feito durante reunião de uma comitiva do Governo do Estado de Minas Gerais, liderada pelo governo Romeu Zema, com executivos do Midea Group, na segunda-feira passada, em Pequim.
Com o novo aporte, o Midea Group totalizará R$ 828 milhões investidos em Minas Gerais. Os novos projetos devem abrir 850 novos postos de emprego. Somados ao atual número de funcionários, o total chegará a 2.150 empregados.
Os executivos da Midea informaram ainda à comitiva do O grupo também informou à comitiva do Estado que está prevista para julho uma visita de representantes da China para avaliação de projetos de expansão e potencial de crescimento da operação.