(08/06/2025) – Após a conclusão do projeto de modernização das áreas administrativas, a Sultécnica Indústria Mecânica, de Cachoeirinha (RS), vai investir na ampliação da capacidade produtiva.
Fundada há 37 anos, a fabricante de componentes usinados a partir de barras de aço, materiais forjados, ferros fundidos, estampados, microfundidos e não-metálicos, acaba de contratar a Fundação Certi para realizar um estudo de ampliação fabril. O objetivo é ampliar a capacidade produtiva para um novo ciclo de crescimento nos próximos cinco anos.
“Nosso objetivo é ampliar a capacidade produtiva para atender novas demandas”, diz informa Ricardo Pimentel, gerente Comercial da Sultécnica. Hoje, a empresa atende o setor automotivo (leves e pesados), a indústria de defesa e a de máquinas agrícolas. Mais recentemente, passou a atender também o setor de máquinas de construção.
“Contamos com uma estrutura fabril com máquinas de última geração”, informa. “Estamos em constante evolução, alinhados com as novas tecnologias. Um exemplo é a aquisição de um software para digitalização dos processos de manufatura. Nossas máquinas-ferramenta já estão interligadas com o sistema MES. Agora, com a digitalização, iremos conseguir otimizar as tarefas dos operadores, melhorando a eficiência e produtividade”.
O gerente explica que a empresa também está presente no mercado externo, com exportações para o mercado norte-americano há mais de 20 anos. “Somos reconhecidos como fornecedores de alta confiabilidade e qualidade aliada a custos competitivos”, afirma.
De acordo com o gerente, “essa nova fase representa um salto de excelência e vem sendo planejada desde 2022 com a profissionalização da gestão para o modelo com conselho administrativo”, informa.