São Paulo, 01 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

29/03/2009

Mori Seiki e Gildemeister assinam acordo de parceria estratégica

(29/03/2009) – Dois países são apontados como os principais produtores de máquinas-ferramenta do mundo: Alemanha e Japão. É de se imaginar, portanto, que nesse segmento exista certa rivalidade entre eles e, mais ainda, entre as fabricantes sediadas nesses dois pólos. Até por isso causou grande surpresa o anúncio, na semana passada, de que duas das três maiores fabricantes mundiais, uma alemã, a Gildemeister (holding da DMG – Deckel-Maho Gildemeister), e uma japonesa, a Mori Seiki, assinaram acordo de cooperação.

“A superação dos desafios da crise econômica internacional exige fortes alianças”, afirmou Rüdiger Kapitza, CEO da Gildemeister. Segundo o comunicado da empresa alemã, “a parceria permitirá a ambas as empresas alargar as suas atividades comerciais, beneficiando-se no curto e longo prazo de vantagens mútuas. O objetivo desta parceria ganha-ganha é alcançar sinergias de cerca de 15 milhões de euros por ano para ambas as partes”.

Já o comunicado divulgado pela Mori Seiki lembra que as parceiras são líderes em seus respectivos mercados, a Mori Seiki na Ásia, e a Gildemeister, na Europa. “A cooperação das duas empresas visa obter sucesso não apenas em suas regiões de origem, mas globalmente”.

Conforme o comunicado da empresa japonesa, “a Mori Seiki tem resultados significativos de vendas nos EUA e Japão, e é reconhecida como especialista em centros de torneamento multieixos, centros de usinagem e pela sua linha de tornos, além de produzir componentes essenciais para máquinas- ferramenta, como spindles e fusos de esfera. De outro lado, a Gildemeister é particularmente forte no mercado europeu e tem sistema de vendas diretas em 16 outros países e em sua linha de produtos se destacam os centros de usinagem de 5 eixos, a variedade de centros de fresamento, assim como uma linha de baixo custo (Ecoline).”

Segundo Henry Goffaux, presidente da DMG Latin America, as conversações entre as duas empresas tiveram início há cerca de um ano. “Agora começam a ser formados os diversos grupos de trabalhos nas várias áreas previstas no acordo de cooperação (produção, compras, desenvolvimento, vendas e serviços) que irão definir o futuro da parceria”, explica.

Segundo Goffaux, a associação da Gildemeister com a Mori Seiki formaria o maior grupo do setor de máquinas-ferramenta do mundo. Ele lembra que o faturamento da Gildemeister está em torno de 2 bilhões de euros, enquanto o da Mori Seiki está próximo de 1,5 bilhão de euros. “O mercado mundial de máquinas-ferramenta é estimado em 50 bilhões de euros. Ou seja, estamos falando da associação de duas empresas que representam quase 10% do mercado mundial de máquinas-ferramenta”.

O acordo de parceria estratégica abrange as áreas de produção, compra e desenvolvimento de máquinas, assim como de vendas e serviços em alguns mercados. O acordo envolve ainda a troca de ações: a Mori Seiki adquiriu 5% das ações da Gildemeister, assim como esta adquiriu 5% do capital acionário da empresa japonesa.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.