(25/05/2025) – A Vericut colocou um novo produto no mercado brasileiro, o Vericut Optimizer. Trata-se de um software desenvolvido para otimizar os programas NC, com um detalhe: trabalha com qualquer programa CAM.
“Estamos com bastante expectativa com este produto no mercado brasileiro”, diz Ângelo Menaldo, responsável por Desenvolvimento de Negócios da Vericut no Brasil, durante a participação da empresa na Expomafe 2025. Ele destaca que o Optimizer é um produto stand alone, independente, que não precisa do Vericut Verication instalado na máquina para rodar. “O Optimizer pode trabalhar com programas NC no formato APT/CL-file ou G-Code gerados por praticamente todos os sistemas CAM do mercado, garantindo integração perfeita”, acrescenta.
O especialista explica que o Optimizer não faz alterações no caminho da ferramenta. “Este software vai trabalhar nos avanços para manter a espessura do cavaco o mais constante possível”, diz. “Além disso, vai controlar os esforços de corte da máquina, reduzindo os ciclos da máquina, os esforços do spindle, o consumo de energia e ainda possibilita menor utilização da bomba de óleo, na medida em que reduz o consumo, e também reduz as quebras de ferramenta e ainda terá uma usinagem com maior sustentabilidade”, diz, lembrando que a fábrica da Sandvik Coromant, em Gimo, na Suécia, utliza o Optimizer, tendo obtido economia de 15,6% de energia elétrica.
Como lembra o material de divulgação do lançamento: “Um programa NC otimizado é um programa NC poderoso. Ele pode aumentar drasticamente a eficiência na usinagem, reduzindo o desperdício de material e acelerando o tempo de produção”.
MENOR CUSTO – Além das próprias características e benefícios do produto, a empresa espera um aumento das vendas no mercado brasileiro por causa do custo, cerca de apenas 30% do valor do Vericut. Além disso, oferece a possibilidade de compra por assinatura. “Em outros mercados, como nos Estados Unidos e na Europa, o Optimizer tem tido bastante procura. Sem contar que o preço é acessível a pequenas e médias empresas que possuem máquinas de 3 a 5 eixos padrão”.
Com a contribuição do lançamento do Optimizer, a Vericut espera aumentar o faturamento no mercado brasileiro este ano. “Nossa expectativa é de um crescimento de 15% nos negócios em 2025, baseado no número de clientes que já estão avaliando a aquisição do software”, conclui Menaldo.