(29/03/2009) – Sidnei Cunico, presidente da Mitsui Motion do Brasil – distribuidora das linhas de máquinas Fanuc e Mori Seiki – diz ter notado em março os primeiros sinais de melhora do mercado nacional de máquinas. “O mercado estava retraído desde outubro, mas em março já tivemos sinais de melhora”, afirma.
Entre estes sinais, aponta o volume de contatos para cotação e orçamentos, que diz ter dobrado em comparação com janeiro e fevereiro. “O número de negócios realizados também dobrou em relação aos dois primeiros meses do ano”, diz.
Cunico avalia que parte do mercado – mesmo aqueles setores que não tiveram retração, como os envolvidos com o consumo das famílias – parou de investir, assustado com as notícias de crise que vinham de todas as partes do mundo. “E esse pessoal parece estar voltando a investir”, diz, referindo-se a setores como alimentício, de cosmética e outros.
A movimentação destas indústrias acaba impulsionando negócios com alguns clientes da Mitsui, como é o caso das ferramentarias. Outro segmento que tem adquirido máquinas da empresa são os prestadores de serviços de usinagem. “Porém, mesmo empresas ligadas ao setor automotivo já vêm trabalhando com menos ociosidade”, acrescenta.
Para o presidente da Mitsui Motion, o movimento do Open House realizado pela empresa na semana passada, em São Paulo, também pode ser um indicativo de recuperação do mercado. “A visitação foi boa, quase similar à do evento que realizamos no ano passado”, diz, lembrando que durante o evento a equipe de vendas fez bons contatos – inclusive com alguns testes programados para os próximos dias, com boas possibilidades de concretizar vendas.
Para Cunico, o mercado tende agora a crescer gradativamente até o final do ano. No entanto, não acredita que será o suficiente para chegar aos níveis do ano passado. A queda no primeiro quadrimestre, em sua opinião, não permitirá que se atinja o mesmo nível de 2008. “Porém é possível que o segundo semestre de 2009 se compare ao movimento obtido no segundo semestre de 2007 ou mesmo ao primeiro semestre de 2009”.