(18/05/2025) – No próximo dia 20 de maio, Florianópolis (SC) será palco de um evento oficial brasileiro de celebração do Dia Mundial da Metrologia 2025. Promovido pela Fundação Certi com apoio de instituições parceiras, o evento reunirá especialistas, estudantes e profissionais para debater o papel estratégico da metrologia na transformação digital, na inovação industrial e na vida das pessoas.
A metrologia – ciência das medições – está presente em praticamente todos os aspectos da vida moderna: da geração de energia à dosagem de medicamentos, da produção de alimentos ao desempenho dos eletrodomésticos, da segurança nos transportes à previsão do tempo. Também garante que instrumentos de medição, como balanças, termômetros, relógios e equipamentos industriais, funcionem com confiabilidade e exatidão.
Com inscrições gratuitas, o encontro é direcionado a profissionais e estudantes da área contará com palestras sobre os desafios e oportunidades na era digital, abordando tecnologias emergentes, a metrologia na formação técnica e superior, e as políticas públicas que impactam o setor. Mediado pelo professor Carlos Alberto Schneider – fundador da Certi , o primeiro painel do evento contará com a participação Hercílio de Oliveira Bez, do Imetro Santa Catarina, e dos docentes Gustavo Donatelli, do Centro de Metrologia e Instrumentação da Certi , André R. de Sousa, do IFSC e Armando Albertazzi, da UFSC.
Com o tema “Metrologia para a Transformação Digital”, o evento irá destacar o papel das medições para garantir que novas ferramentas, como a inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas da indústria 4.0, funcionem com segurança e precisão. “O objetivo é criar um ambiente de troca entre os profissionais da metrologia. E, como em uma função matemática de transferência, deixar acontecer entradas e saídas que nos permitam retornar aos nossos espaços diários com novas ideias, boas práticas e possibilidades que engrandeçam os nossos processos e procedimentos industriais e, sobretudo, fortaleçam as nossas relações como comunidade técnico-científica”, destaca Thiago Linhares Fernandes, idealizador do encontro e pesquisador de Engenharia e Tecnologia da Certi .
Com o reconhecimento do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) – organização responsável por assegurar a uniformidade das medições em todo o mundo – a Fundação Certi foi oficialmente reconhecida como representante do Brasil no movimento internacional do World Metrology Day 2025.
Programação – Pela manhã, o evento contará com palestras e painéis com especialistas, abordando os desafios e oportunidades da metrologia no contexto da transformação digital. Entre os painelistas da Certi confirmados estão Alexandre Marcondes e Talles José de Oliveira. Durante a tarde, os participantes poderão fazer uma visita técnica guiada aos laboratórios da Certi e da UFSC, reconhecidos nacional e internacionalmente por sua excelência. Será uma oportunidade de conhecer de perto sistemas avançados de medição e calibração, projetos inovadores em andamento, bem como soluções tecnológicas que impulsionam a inovação em diversos setores da indústria e da sociedade.
Evento Nacional – Dia Mundial da Metrologia 2025
Tema: Metrologia para a Transformação Digital: na jornada da indústria do futuro e das pessoas que a constroem
Data: 20 de maio de 2025, das 9h às 16h
Local: Auditório da Engenharia Mecânica – UFSC – Florianópolis (SC)
Inscrições gratuitas: https://info.certi.org.br/diametrologia2025