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São Paulo, 18 de junho de 2025

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14/05/2025

Volvo inicia a produção de ônibus elétricos no Brasil

(15/05/2025) – A fábrica da Volvo, em Curitiba (PR) de início à produção de ônibus elétricos. Na quinta-feira, 8 de maio, a montadora celebrou a fabricação do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da marca em todo o mundo.

O novo produto foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período 2023-2025, anunciado em fevereiro de 2022.

O modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, será fabricado exclusivamente na unidade brasileira, que, segundo a Volvo, “está apta a exportá-lo para sistemas BRT de todo o mundo”.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um vagão de metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões.

“O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

100% elétrico – O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.

Os motores ficam na parte central, abaixo do piso, garantindo melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também estão na parte inferior, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. “Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionais, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. “Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e suspensão extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade”, complementa.

O primeiro ônibus Volvo foi construído na Suécia, em 1928. No Brasil, a empresa começou a fabricar ônibus em 1979. Antes mesmo da eclosão da eletromobilidade, a marca introduziu os primeiros ônibus híbridos no País, que operam em Curitiba há mais de dez anos. Também nasceram no Brasil outros importantes projetos da Volvo, como os primeiros ônibus biarticulados, que tornaram a marca uma referência mundial em BRT.

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