(27/04/2025) – A gaúcha Stemac, especializada na fabricação e comercialização de grupos geradores, assinou novo contrato de cooperação com a Weichai, gigante chinesa da indústria de motores, máquinas e equipamentos pesados, durante a Middle East Energy, em Dubai, que aconteceu neste mês de abril.
A parceria coincide com o início das operações da Weichai no Brasil, em Itumbiara, Goiás, onde a empresa chinesa estabeleceu sua unidade operacional em dezembro do ano passado.
Com um investimento inicial de R$ 100 milhões, a nova fábrica, localizada junto ao parque industrial da Stemac, pretende unir a excelência nacional na fabricação de grupos geradores à tecnologia de ponta da Weichai, criando um ecossistema de inovação e desempenho.
“Selamos nossa relação comercial com uma visão de longo prazo”, comemora Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac. “Transformaremos o mercado de soluções em energia no país, oferecendo aos clientes a vanguarda tecnológica no segmento”.
Parte do Shandong Heavy Industries Group, que faturou US$ 77 bilhões em 2024, a Weichai é referência global em diferentes segmentos, controlando marcas como as também chinesas Sinotruck (caminhões para serviço pesado), Lovol e Shantui (máquinas agrícolas e de construção), a italiana Ferretti (iates de luxo), a alemã Linde (equipamentos para movimentação interna) e a francesa Baudouin (motores de alta performance).
Com essa aliança, Stemac e Weichai pretendem ampliar a atuação em pesquisa e desenvolvimento para criar motores e grupos geradores mais eficientes e sustentáveis, atendendo um mercado cada vez mais orientado para soluções ecologicamente corretas.
De acordo com Valdo Marques, a expertise local da Stemac, combinada à força global da Weichai, possibilitará a personalização de produtos para atender às demandas específicas do mercado brasileiro com ainda mais precisão.
Além do desenvolvimento de novas tecnologias, a colaboração também prevê investimentos em treinamento e capacitação para técnicos e operadores. A união das empresas ainda abre portas para a exploração de novas oportunidades de negócios nos segmentos de agricultura, construção, transportes, indústria, serviços e residencial.