(29/03/2009) – Para ampliar a sua penetração no mercado mundial, a DMG desenvolveu há alguns anos uma linha de máquinas de menor custo. Batizada de Ecoline, a linha contava com dois modelos, um torno CNC e um centro de usinagem. Em evento realizado na semana passada em seu show-room, em São Paulo, a DMG apresentou dois dos três novos modelos que compõem a linha.
“O sucesso da Ecoline fez com que a empresa ampliasse a gama de produtos”, informa Décio Lima, diretor da DMG Brasil. No evento foram apresentados dois novos membros da família: o torno CNC CTX 510 ECO, modelo maior que o anterior da linha (CTX 310 ECO), com capacidade para usinar peças com diâmetro de volteio até a base de 680 mm e até 1 m de comprimento de torneamento. É equipado com revólver VCI 40 com 12 estações para ferramentas, cabeçote móvel de deslocamento automático, guias lineares, bandeja de cavacos, placa de fixação hidráulica com 3 castanhas de 250 mm e cilindro de passagem de barra. Atinge rotação até 3250 rpm e pode pode ser equipado com CNC Siemens 810D com ShopTurn ou Fanuc 0i-TC com Manual Guide i. Na versão básica, é comercializado por 60.900 euros.
O outro lançamento é o centro de usinagem vertical DMC 1035 V ECO, também maior que o modelo anterior da linha (DMC 635 V). Trata-se de um centro vertical com magazine de ferramentas de 20 posições e garra dupla, guias lineares e sapatas com roletes, bandeja de cavacos e manivela eletrônica. Tem cursos de deslocamento X, Y e Z de 1035, 560 e 510 mm, rotação máxima de 8 mil rpm e pode ser equipado com CNC Siemens 810D com ShopMill ou Fanuc 0i-MC com Manual Guide i. Na versão básica, o DMC 1035 V sai por 53.900 euros.
A Ecoline também passa a contar com um centro de usinagem horizontal, para alta produção, mas que ainda não está disponível no mercado brasileiro.
Segundo Décio Lima, a Ecoline já alcançou a venda de cerca de 1 mil máquinas no mercado mundial. Desse total, 10% foram vendidos no Brasil. “O Brasil é o segundo mercado da linha Eco, ficando atrás apenas do mercado asiático. As máquinas dessa linha são produzidas nas fábricas que a DMG mantém na China e na Polônia.