(23/03/2025) – A Trumpf, empresa alemã especializada em tecnologias de fabricação a laser, revolucionou a produção na também alemã Kempf com a introdução da TruLaser Weld 5000.
Essa máquina de solda a laser automatizada, equipada com a tecnologia FusionLine, transformou a forma como esta companhia fundada em 1987 processa chapas metálicas e tubos.
Agora gerida pelos irmãos Kevin e Marcel Kempf, a empresa familiar, que conta com cerca de 70 funcionários, atende aproximadamente 500 clientes de diversos setores, oferecendo desde o design até o acabamento de superfície.
A história da Kempf com a Trumpf já é antiga. Em 2017, a empresa expandiu sua oficina de soldagem, investindo na soldagem a laser automatizada com a tecnologia FusionLine da Trumpf.
Essa decisão foi motivada pela redução das exigências de precisão, economia em acessórios e para automatizar processos devido à escassez de mão de obra qualificada, agravada pela pandemia.
Apaixonados por novas tecnologias, os irmãos Kempf adquiriram, em 2018, a TruLaser Weld 5000 com a opção FusionLine, que permite soldar componentes com imprecisões de até 1 milímetro sem comprometer a qualidade. Essa tecnologia foi o principal motivo da compra da máquina.
TruLaser Weld 5000 – Mas a chegada da TruLaser Weld 5000 na Kempf trouxe um desafio inicial: adaptar as peças para a soldagem a laser. Clientes e funcionários, acostumados com soldas robustas, resistiam à ideia.
Para superar isso, a Kempf criou um sistema de bônus, incentivando a equipe a otimizar as peças e apresentar novas soluções. O resultado foi surpreendente: nada menos do que 80% a 90% das peças agora são otimizadas para soldagem a laser.
A TruLaser Weld 5000 transformou a produção na Kempf. A velocidade, a qualidade e a precisão da máquina permitiram reduzir drasticamente o tempo de produção, passando de uma semana para um turno em alguns casos.
Os clientes, impressionados com a qualidade das soldas, aumentaram seus pedidos, impulsionando o crescimento da empresa.
“Sem a soldagem a laser, não conseguiríamos atingir o volume de negócios que fazemos hoje”, afirma Marcel Kempf, destacando a importância da tecnologia da Trumpf para o sucesso da companhia.