(01/03/2009) – O Rio Grande do Sul é o mercado onde a fabricante de ferramentas de corte Mitsubishi Materials vem obtendo um de seus melhores resultados no Brasil. As vendas cresceram 51% no mercado gaúcho em 2008, somando-se à excelente performance obtida em 2007, quando o crescimento foi de 97% sobre o ano anterior.
Marcos Bressan, gerente Regional de Vendas da Mitsubishi no Rio Grande do Sul, avalia que esse desempenho é resultado dos investimentos feitos pela marca no Estado. “Desde 2005, mais que triplicamos nossa estrutura local, saltando de 5 para 18 pessoas atuando na área comercial”, diz. “Além disso, no ano passado instalamos um escritório de vendas local (em Caxias do Sul), que conta com três técnicos, para dar suporte a nossa rede de distribuidores e representantes”.
Além de permitir maior cobertura do Estado, incluindo todas as regiões consideradas estratégicas, o gerente salienta que “a nova estrutura contribuiu para a conquista de alguns grande clientes locais – o que também nos abriu novas portas -, na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e no Interior do Estado”. Todas as linhas tiveram bom desempenho, segundo Bressan, inclusive “as ferramentas de metal duro inteiriço que, apesar do preço acima da média do mercado, pois provou ter produtividade extremamente alta”.
Outros fatores apontados por Bressan foram a política agressiva de preços, as promoções, a reestruturação da logística que reduziu significativamente os prazos de entrega e as novidades desenvolvidas pela Mitsubishi, no Japão.
Em 2009, o gerente avalia que – apesar da crise – os negócios da Mitsubishi devem crescer ainda 20% no Estado. “Na verdade, éramos um pequeno participante no mercado gaúcho. Estamos nos encaminhando para nos tornarmos um médio competidor. Portanto, nós demos um passo grande, mas há muito espaço ainda para nós crescermos no Estado”, diz Bressan, para quem muitas empresas locais ainda desconhecem as soluções e usinagem da Mitsubishi.