(01/03/2009) – A Ibermática resolveu mudar o foco de suas atividades no Brasil. Segunda maior empresa da Espanha na área de TI, vinha atuando no País desde 2001 apenas na área de automação industrial. No ano passado, ampliou sua oferta de produtos, passando a incluir as soluções de sua divisão Goitek, especializada em MES (Manufacturing Execution Systems), com destaque para o software Olanet.
A conquista do primeiro grande contrato no Brasil – com montadora japonesa instalada no Interior de São Paulo – estimulou a Ibermática a ampliar a sua estrutura técnica e comercial no País. Para dirigir a área Comercial, a empresa contratou David Rosa da Silva (ex-Mapal, Krupp e MWM),
Na avaliação de Alejandro Bravo, gerente Internacional de Vendas, o momento atual é favorável às atividades da Ibermática no Brasil e no mundo, já que as indústrias estão à procura de alternativas para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. “O Sistema MES é capaz de fornecer dados sobre tudo o que ocorre durante o processo produtivo, permitindo que os executivos contem com dados precisos para a tomada de decisões”, informa.
Segundo o gerente, em resumo, o software Olanet possibilita o gerenciamento da produção. Por exemplo, coleta dados sobre tempo de produção de cada máquina, de cada operador, emite alertas (mensagens via celular) em caso de parada de máquina, possibilita a rastreabilidade de peças e materiais e também pode acompanhar a qualidade – conectando-se à máquina que faz testes de estanqueidade, dimensionais etc.
David Rosa lembra que um dos diferenciais do sistema Olanet está no fato de ser modular e aberto. “O software pode ser parametrizável pelo usuário, assim como aplicativos desenvolvidos pelos usuários podem ser integrados ao sistema”, diz, frisando que o Olanet se comunica com todos os softwares ERP do mercado, incluindo SAP, Oracle, Dynamics etc.
Entre os módulos do sistema, encontram-se: rastreabilidade; sinais de máquina; qualidade; DNC, alarmes e mensagens; documentação; controle de tempo de paradas e perdas; integração com ERP; integração com manutenção; monitoração via Internet; e emergência – para o caso de queda de rede.
Entre os benefícios do sistema MES, Bravo lembra ainda que o software mostra os motivos das perdas de produtividade e melhora o cálculo de custos, na medida em que possibilita conhecer exatamente os tempos de produção, as paradas de máquina etc. “De posse dessas informações, as empresas podem tomar decisões que as tornem mais competitivas”, destaca.
Segundo o gerente, são estes fatores que tornam o sistema MES imprescindível para o momento atual. “Tanto que 95% das empresas que visitamos nos últimos meses demonstraram grande interesse nas prestações do sistema”, afirma, concluindo que dentro de no máximo cinco anos a maioria das empresas contara com essa ferramenta em sua produção.
IBERMÁTICA – Fundado em 1973, na Espanha, o Grupo Ibermática conta com cerca de 3.500 colaboradores no mundo e faturamento superior a 300 milhões de euros. Integrante do grupo, a Goitek foi fundada em 1990. O Olanet tem cerca de 500 instalações na Europa, tendo como clientes a Fagor Ederlan, Mahle, Saint Gobain, Losan e Pernod-Ricard.