
(23/02/2025) – Com sede em Flores da Cunha (RS), a fabricante de autopeças Keko acaba de sair do processo de recuperação judicial, deflagrado em setembro de 2018, superando os resultados planejados desde 2021.
Durante o período da recuperação, a companhia cresceu 170%. O faturamento, que beirava os R$ 130 milhões em 2018, deve chegar a R$ 360 milhões em 2025.
A empresa conseguiu renegociar o endividamento para o longo prazo e finalizou 2024 com uma relação dívida EBITDA de 2,4x. O número de funcionários também aumentou, chegando hoje perto dos 500 empregos diretos.
A Keko precisou recorrer à medida jurídica para renegociar dívidas, principalmente com instituições bancárias. A empresa sempre foi operacionalmente saudável e vinha em um ritmo de crescimento médio de 20% ao ano, mas adversidades do mercado fizeram a sua situação financeira deteriorar.
Em 2009, iniciou o projeto de um grande investimento em uma planta fabril modelo em Flores da Cunha. Somado a novas tecnologias e inovação em produtos, o investimento chegou a R$ 100 milhões ao longo dos seis anos seguintes – a maior parte financiado.

Esse aporte de recursos estava planejado para acompanhar o modelo de crescimento do negócio. No entanto, o custo do endividamento deu um salto com o avanço da Taxa Selic de 7,5% para 14,5% no período. De 2015 a 2018, a Keko fez diversas tentativas de negociações coletivas com os bancos, mas não teve êxito.
“Com isso, a empresa foi ficando cada vez mais pressionada. A greve dos caminhoneiros, em 2018, agravou ainda mais os problemas”, recorda o presidente executivo Leandro Scheer Mantovani, “A gota d’água foi o cancelamento de um projeto com uma montadora, que resultou em uma redução de receita de R$ 20 milhões”.
Uma das primeiras medidas adotadas para enfrentar a recuperação foi implantar uma gestão mais horizontalizada. Foram implementadas melhorias com a reestruturação e o enxugamento dos projetos e processos internos.
Outra frente de trabalho foi a inovação, área em que a Keko fez um grande esforço para restabelecer projetos e promover a qualificação do mix de produtos. O foco passou a ser lançamentos de acessórios diferenciados e com alto valor agregado, com ótimos resultados.