(15/12/2024) – No atual ambiente competitivo e inflacionário, os fabricantes estão cada vez mais focados na melhoria da eficiência dos processos e na redução dos custos globais. Como resultado, mais fabricantes abraçando iniciativas da Indústria 4.0, introduzindo automação digital aos seus processos – permitindo essencialmente, fazer mais com menos.
Os locais óbvios para implementar a Indústria 4.0 são geralmente os sistemas primários de produção, mas e os vários sistemas auxiliares de suporte? Esses sistemas auxiliares podem ser rudimentares e acionados manualmente, o que os torna perfeitos para melhorias por meio de automação e controles digitais.
Por exemplo, na fabricação de peças para aplicações automotivas, um processo primário pode ser a fundição sob pressão de um bloco de motor de alta qualidade, formado com precisão a partir de alumínio fundido. A eficiência do processo geral de fundição sob pressão é altamente impactada pelo uso de lubrificantes na matriz para facilitar o fluxo do metal, otimizar o tempo de umedecimento e espalhamento ou manter a temperatura da matriz dentro de uma faixa estreita.
Embora o processo de fundição sob pressão utilize tecnologias de automação e controle, é típico que o sistema auxiliar que fornece importantes auxiliares de processo, como lubrificantes para matrizes, seja inteiramente manual, sem sequer as formas mais básicas de automação ou tecnologia de controle. Isso é bastante irônico para um fabricante que busca intencionalmente precisão, qualidade e eficiência e gasta significativamente em fluidos de processo para maximizar esses resultados!
De acordo com Rob Garee, diretor Sênior de Serviços Globais de Fluidos da Quaker Houghton “O foco mais rígido nos fluidos poderia trazer vários benefícios aos fabricantes”.
O primeiro passo para os fabricantes compreenderem melhor o potencial de melhoria, começa com a geração de dados, mesmo em sistemas auxiliares que lidam com fluidos de processo.
Por que isso importa? – Os dados podem ajudar os fabricantes a compreenderem onde os processos de gestão de fluidos podem ser melhorados, onde eles estão gerando custos desnecessários, bem como a identificar obstáculos à produtividade. Quando os fluidos de processo são gerenciados manualmente, é comum observar um ou mais destes três problemas de fabricação posteriores:
- Desgaste acelerado das ferramentas – Isto se traduz em mais manutenção nas máquinas, maiores custos de substituição de ferramentas e até mesmo maior tempo de inatividade.
- Qualidade das peças acabadas – Isto se traduz diretamente nas margens do fabricante – um produto que não atende às metas de qualidade específicas, normalmente é rebaixado para uma aplicação de valor inferior, retrabalhado ou simplesmente descartado.
- Má performance dos fluidos – A concentração e o pH instáveis podem ser um sinal de problemas para a performance dos fluidos, o que pode levar ao aumento dos custos devido ao consumo excessivo ou à necessidade de reposição. Este último significa despejo e reabastecimento de fluidos, o que também aumenta os custos de descarte de fluidos antigos e reposição de fluidos novos.
Tradicionalmente, existem muitas suposições envolvidas no gerenciamento manual de fluidos. Muitos fabricantes monitoram um banho de fluido apenas visualmente e não rastreiam adequadamente quaisquer dados significativos. Nestes cenários, os fluidos são adicionados manualmente apenas quando aparecem visualmente como baixos, apenas quando surge um problema posterior.
Basicamente, isso significa operar no escuro em termos de quantidade de fluido, concentração e saúde – uma abordagem reativa aos problemas, em vez de uma abordagem proativa para prevenir problemas posteriores. Usando tecnologia de automação para monitorar a concentração de fluidos e outros parâmetros-chave que ajudam a determinar a saúde dos fluidos, os fabricantes podem sair do escuro e afetar resultados previsíveis. A adição de tecnologia de controle automatizado informada pela captura e análise regulares de dados permite ainda que o fabricante faça mais com menos – menos mão de obra, menos tempo de inatividade, menos consumo de fluidos e menor Custo Total de Propriedade (TCO) geral.
Adicionando Inteligência ao seu processo – A Quaker Houghton desenvolveu uma plataforma que aborda especificamente esses desafios que os fabricantes enfrentam e permite que eles se beneficiem da otimização de fluidos e processos.
A QH FLUID INTELLIGENCE fornece monitoramento e controle em tempo real do desempenho e do custo dos fluidos, fornecendo insights rápidos, precisos e acionáveis. Personalizável, escalável e facilmente integrado às operações de fabricação, ele reduz o desperdício, o risco e o custo total de propriedade.
A plataforma combina quatro elementos principais: um amplo portfólio de fluidos, experiência global em aplicações, hardware e software da Quaker Houghton.
O QH FLUIDMONITOR utiliza tecnologias de sensores proprietárias para medição automática em tempo real dos principais parâmetros de fluidos e processos. Isso reduz a coleta de amostras e a análise manual.
O QH FLUIDCONTROL integra sensores proprietários e equipamentos de controle para medição automática e controle físico dos principais parâmetros de fluidos e processos.
Essas famílias de hardwares funcionam em conjunto com o terceiro elemento, QH FLUIDTREND, um software intuitivo e fácil de usar para visualizar histórico de dados e análises em tempo real, oferecendo aos fabricantes não apenas informações, mas insights sobre como otimizar fluidos e processos. Isso melhora a previsibilidade dos resultados, algo valorizado por todos os fabricantes.
Os elementos combinados da plataforma QH FLUID INTELLIGENCE fornecem insights que ajudam com três palavras que todo engenheiro conhece bem: medir, controlar, otimizar.
- A utilização da automação para medir os parâmetros mais impactantes de forma precisa e eficaz, otimizam o desempenho dos fluidos;
- Controlar esses parâmetros utilizando tecnologia de automação confiável;
- Uso dos dados para obter insights para otimizar fluidos e processos.
O resultado é previsível e tangível, como maior produtividade, maior vida útil dos equipamentos e das ferramentas, otimização da eficiência, melhoria da saúde e segurança e, em alguns casos, até maior sustentabilidade. A plataforma QH FLUID INTELLIGENCE permite aos fabricantes, reduzir ainda mais seu TCO – um imperativo no ambiente competitivo e inflacionário de hoje.
Uma solução comprovada – Embora a plataforma QH FLUID INTELLIGENCE seja uma inovação no mercado e relativamente nova para a Quaker Houghton, vários grandes fabricantes já a utilizam com sucesso – e os resultados são impressionantes. Uma empresa automotiva global que implementou o QH FLUID INTELLIGENCE para otimizar os fluidos utilizados em seus processos de retificação, economizou US$ 300.000 por ano, reduziu seu tempo de inatividade operacional em 75% e melhorou a produtividade em 1.000 horas anuais.
No setor Aeroespacial, um fabricante está se beneficiando em diversas frentes com o QH FLUID INTELLIGENCE. Utilizando a plataforma, eles economizam trabalho manual para enchimento e manutenção dos fluidos refrigerantes, prolongando sua vida útil; reduzindo o desperdício e o tempo de inatividade na troca desses produtos; melhorando a vida útil das ferramentas e reduzindo defeitos, mantendo uma concentração consistente dos fluidos.
A lista de segmentos industriais interessados na plataforma QH FLUID INTELLIGENCE é extensa – desde revestimentos de conversão para tratamentos de superfície até laminação a quente de alumínio, laminação a frio de aço e uma variedade de aplicações de usinagem.
O futuro inteligente dos fluidos – Quando se trata de tecnologia de automação para fluidos de processo, uma diferença fundamental na oferta da Quaker Houghton é que os hardwares QH FLUIDMONITOR e QH FLUIDCONTROL são projetados e calibrados internamente por uma equipe dedicada de engenheiros e químicos bem versados não apenas em tecnologias de sensores industriais, mas também em formulações e aplicações de fluidos de processos industriais. É com esta experiência que a Quaker Houghton desenvolveu um know-how exclusivo e proprietário na calibração de sensores para processar fluidos para reduzir o risco de leituras falsas ou desvios e garantem que eles permaneçam precisos, mesmo em condições operacionais adversas – algo que outros não conseguiram realizar.
Da mesma forma, as análises incorporadas no QH FLUIDTREND e as recomendações de otimização resultantes foram desenvolvidas por engenheiros de software e especialistas técnicos da Quaker Houghton. A experiência interna dos químicos, físicos, engenheiros e especialistas em aplicações é aproveitada e foi considerada desde o início e durante o processo de desenvolvimento do produto, e não como uma reflexão tardia durante o seu lançamento.
O que a Indústria 4.0 trouxe para o processo de produção primário é o que a Quaker Houghton está trazendo agora para os processos de suporte auxiliares da produção. A Quaker Houghton aproveitou com sucesso tecnologias de automação e controle para digitalizar e otimizar essas peças do quebra-cabeça, muitas vezes esquecidas. Quer você seja uma empresa de usinagem, fabricantes de latas, fundição sob pressão ou uma siderúrgica, a plataforma QH FLUID INTELLIGENCE pode lhe ajudar a aumentar a previsibilidade dos resultados, ao mesmo tempo que permite diminuir o desperdício, melhorar a eficiência e reduzir custos.
A QH FLUID INTELLIGENCE representa o futuro inteligente dos fluidos. Para mais informações, visite https://home.quakerhoughton.com/qhfluidintelligence/