
(11/12/2024) – A Schulz, de Joinville (SC), adquiriu a fundição da Metalúrgica Wetzel, da mesma cidade, que se encontra em processo de recuperação judicial. O valor divulgado é de R$ 115,2 milhões.
A negociação envolveu também a Unidade Produtiva Isolada – UPI Ferro, que produz peças fundidas em ferro para sistemas de veículos automotores, máquinas, equipamentos e máquinas agrícolas.
Em outubro, a Schulz já havia informado seus acionistas o interesse em participar do edital de aquisição da unidade. O comunicado assinado pelo diretor de relações com investidores, Ovandi Rosenstock, afirmava que “o parque fabril e os negócios estão estrategicamente inclusos no âmbito dos interesses da companhia”.
Esta foi a segunda aquisição anunciada pela Schulz em 2024. Em julho, a empresa comprou a Janus & Pergher Ltda., do Rio Grande do Sul, que fabrica, comercializa e faz a manutenção de equipamentos destinados à geração de gases para aplicação industrial e hospitalar. “Este segmento tem forte sinergia com o ramo de atuação da Schulz Compressores porque utiliza compressores de ar industriais como parte dos equipamentos de geração de gases, como o nitrogênio e oxigênio, entre outros”, informou a empresa na ocasião.
Hoje, a Schulz é reconhecida como uma das principais indústrias da América Latina na produção de compressores e no fornecimento de peças fundidas no mercado automobilístico mundial.
Em 2023, a companhia atingiu um lucro de R$ 277,9 milhões, de acordo com o balanço divulgado pela empresa no primeiro trimestre deste ano.