São Paulo, 06 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/11/2024

Volks e Suspensys desenvolvem projeto de caminhão híbrido

(10/11/2024) – A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Suspensys, uma das empresas de autopeças do Grupo Randon, estão desenvolvendo o primeiro caminhão conceito híbrido do mercado nacional. O protótipo foi apresentado na Fenatran 2024, na semana passada, no São Paulo.

O caminhão conceito VW Meteor Hybrid é dotado de um motor a diesel e um sistema de eixo auxiliar elétrico produzido pela Suspensys, e conta ainda com um sofisticado sistema de tração inteligente desenvolvido especialmente para as condições brasileiras.

Além de gerenciar a operação, o sistema maximiza a performance e proporciona benefícios em termos de tempo de viagem, economia de combustível e desgaste do sistema de freio.

“Ele possibilita, ainda, aos transportadores e embarcadores, ganhos expressivos de descarbonização aliados às metas ESG”, salienta o vice-presidente executivo para a América do Sul e COO da vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

Mas a principal novidade do caminhão conceito é o sistema de eixo auxiliar de tração desenvolvido pela Suspensys, que agrega soluções para a eletrificação ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura.

O modelo pode rodar somente com o motor a diesel se não houver possibilidade de carregamento em viagens de longa distância, embora também possa receber uma recarga em sistema convencional.

O sistema proporciona ainda mais capacidade de tração, já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6×4 sempre que necessário.

Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida quando o veículo traciona um reboque carregado. Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de força trativa nas rodas.

O veículo também conta com um sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus, enquanto um sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações e nos locais com variações de altitude ao longo de um trajeto, aumentando a eficiência e a quantidade armazenada na bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.