São Paulo, 12 de outubro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/09/2024

Empresários gaúchos lançam o podcast Papo de Indústria

(15/09/2024) – No dia 30 de junho, foi ao ar o primeiro episódio do podcast Papo de Indústria, iniciativa idealizada pelos irmãos Everton e Vanderson Lazzari, empreendedores de Caxias do Sul (RS). Proprietários da Smart Tools Ferramentas, que há uma década se dedica à fabricação de ferramentas para usinagem, e da Stools Ferramentas, especializada na comercialização desses produtos, os irmãos Lazzari decidiram criar um espaço de diálogo voltado especialmente para pequenas e médias empresas do setor industrial.

Episódios inéditos são disponibilizados no YouTube quinzenalmente, abordando diferenciados assuntos – importação e exportação, capacitação profissional, vendas, tributação, entre outros. Atualmente, o canal do Papo de Indústria conta com mais de 550 inscritos e a intenção de seus idealizadores é alcançar cada vez mais pessoas e fortalecer o debate e a troca de experiências entre pequenos e médios empresários.

Confira como foi a conversa do Papo de Indústria com o Usinagem-Brasil:

Usinagem-Brasil (UB) – Quais as experiências de vocês e quais caminhos levaram os dois até o Papo de Indústria?

Everton Lazzari (EL) – Nós estamos na indústria desde os 14 anos, fizemos Senai e, assim como muitos alunos, tínhamos o sonho de construir uma carreira na indústria. Estamos no mercado há 10 anos fabricando ferramentas de usinagem através da Smart Tools Ferramentas. Eu sou formado em empreendedorismo e tenho especializações em Marketing de Vendas e em Gestão de Pessoas.

Vanderson Lazzari (VL) – Eu trabalhei muitos anos na mesma empresa e, desde 2014, venho empreendendo ao lado do Everton. A ideia do podcast surgiu porque percebemos que na indústria há um déficit no diálogo entre pequenas e médias empresas. Então, pensamos em conversar sobre temas que dão voz e colocam essas empresas em seus lugares de fala.

UB – E como está a aceitação do podcast pelo público?

EL – É tudo bem recente, nosso primeiro programa foi ao ar no dia 30 de junho, mas estamos com um ótimo alcance, com quase 3 mil seguidores no Instagram e mais de 550 inscritos em nosso canal no YouTube. Hoje, muita gente da indústria está abrindo a mente para o desenvolvimento de novas habilidades e para as oportunidades geradas por plataformas digitais de comunicação.

VL – Nós queremos tratar de assuntos e produzir conteúdos que ajudem os pequenos e médios empreendedores em suas maiores dores, que vão desde tributos, investimentos, inovação e sustentabilidade, até inteligência emocional e saúde mental do empreendedor e/ou trabalhador da indústria. Queremos conversar com especialistas e tratar essas pautas de forma mais humanizada dentro da indústria.

UB – Vocês acreditam que o Papo de Indústria pode abrir portas para uma transformação cultural da indústria?

EL – Sim, claro! Primeiro porque a nossa principal intenção é unir a indústria, em um espaço de diálogo, para trocarmos experiências e, juntos, encontrarmos soluções para as nossas principais dores. A nossa área é muito pautada em produção e vendas e existe toda uma trama que envolve esse universo. Precisamos quebrar paradigmas que estão culturalmente enraizados na indústria para poder, definitivamente, inovar.

UB – Por falar em inovação, vocês pretendem abordar esse tema no podcast?

VL – Inovação é um tema bem desafiador e que vamos abordar em breve. Falar de inovação no Brasil chega a ser bastante contraditório porque ao mesmo tempo em que falamos de indústria 4.0, também vemos empresas se “desindustrializando”. Os pequenos empresários precisam de mais autoconfiança para transformar as realidades de seus negócios. Por isso, a importância de trabalhar temas por um viés mais humanizado, de forma que a gente consiga despertar o sentimento de colaboração na indústria. Afinal, somos um ecossistema e precisamos colaborar uns com os outros no fomento de novas parcerias e no desenvolvimento de tecnologias.

EL – Ainda existe o costume de achar que a concorrência é a maior inimiga, mas é preciso construir um trabalho de cooperação entre as empresas, até para que possa acontecer um diálogo mais forte com o setor público e outras instituições privadas, como bancos. Os pequenos empresários nem sempre conseguem acessar financiamentos para investir em seus negócios, o que leva essas empresas à desatualização de seus meios de produção.

UB – Qual a maior mensagem do Papo de Indústria para o público?

EL – Acho que a palavra-chave é protagonismo. A indústria – principalmente os pequenos e médios negócios – precisa voltar a ser protagonista de sua própria história e, por isso, precisa de pessoas. No entanto, a gente também tem que assumir a responsabilidade de tornar a indústria mais atrativa para além dos investimentos, como, por exemplo, para a atração de mão de obra capacitada.

VL – O Papo de Indústria foi criado para unir pessoas em prol da indústria e fomentar, por meio de uma rede colaborativa, transformação para pequenos e médios empreendedores.

Os próximos episódios do Papo de Indústria vão abordar os seguintes temas: Indústria 4.0 e Inovação, Saúde Mental na Indústria, Relações Trabalhistas na Indústria, ESG, Vendas e Negociação B2B, Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Inteligência Emocional.

Para acessar a página do podcast no YouTube Clique Aqui.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.