(18/01/2009) – Para atender aos novos desafios impostos pelo mercado mundial, a Kennametal Inc. anunciou na semana passada plano para reduzir custos e melhorar a competitividade. As medidas visam economizar US$ 100 milhões/ano e envolvem a redução de 1.200 postos de trabalho efetivos.
Segundo comunicado da empresa, as medidas se devem ao declínio da produção industrial mundial, “amplificada pela redução de inventários por parte dos clientes, o que diminuiu significativamente a demanda”. Carlos M. Cardoso, presidente e CEO da Kennametal, informou que “estamos implementando e acelerando um processo de reestruturação, em resposta aos atuais desafios do mercado”.
Segundo Cardoso, a empresa irá trabalhar para minimizar o impacto destas ações sobre clientes e colaboradores. “Continuaremos acompanhando o ambiente econômico e tomando outras medidas que se fizerem necessárias”, disse.
A Kennametal estima que a redução de demanda, provocada pela crise mundial, deve gerar queda de cerca de 10% no faturamento da empresa no trimestre outubro/dezembro de 2008.