(14/12/2008) – As empresas Açometal, RCC Metais e Domave – todas distribuidoras oficiais da Gerdau – anunciaram na semana passada a fusão de suas operações. O início de todas as operações já unificadas está previsto para janeiro de 2009. Em março, um evento selará o nascimento do Grupo.
O novo conglomerado ganhou o nome de GGD Metals – GGD como sigla para Grupo Gonçalves Dias – já que se trata de uma união de empresas com comando familiar, de administrações independentes divididas entre três irmãos: André, Eduardo e Fábio Gonçalves Dias. Segundo um comunicado divulgado à imprensa, entre as razões para a unificação estão: imperativos de crescimento, mudanças econômicas, união de recursos para pesquisa e desenvolvimento, ganho de sinergias, corte de custos e economias de escala e escopo.
Segundo André Dias, porta-voz e membro do Conselho Diretor do GGD Metals, a história das três empresas começa com a visão empreendedora de seu pai, João Dias. O empresário investiu na distribuição de aços e metais em três diferentes empresas, com perfis e áreas de atuação diferenciadas – já de olho na transição de gerações. A RCC com atuação forte no setor de moldes, matrizes e indústria automobilística; a Açometal focada no mercado aeronáutico e setor sucroalcooleiro; e a Domave em construção mecânica, máquinas e equipamentos.
Sob o comando de cada herdeiro, Açometal, RCC Metais e Domave, começaram a crescer de maneira exponencial, além do que suas estruturas físicas permitiam. “Administrativamente havia possibilidade de crescimento, mas ele passou a ocorrer desordenadamente”, explica André. “Sentimos necessidade fiscal, tributária e operacional de nos reorganizar após sofrermos assédios de empresas multinacionais dispostas em investir e aportar capital. Mas não abriremos o controle acionário do Grupo”.
Para André, os principais objetivos com a fusão são, inicialmente, sinergia, ganhos operacionais, redução de custos com logísticas e operações e a perpetuação do negócio. “A partir de agora somos uma Sociedade Anônima, com visão de novos empresários, governança corporativa, podendo e devendo ser auditada.”
INVESTIMENTO – Um dos principais investimentos do GGD Metals, no momento, será na área fabril, em edifício com mais de 30 mil m² de área construída, na Zona Sul de São Paulo, além da manutenção do prédio onde funcionava a RCC e uma grande área em Valinhos, interior de São Paulo. Como plano de expansão para 2009/2010, o grupo pretende investir em filiais na região Sul do País, mais precisamente em Caxias do Sul e Joinville. Outros investimentos ocorreram com a contratação de profissionais e no incremento de departamentos.
Além disso, o Grupo investiu na instalação de um laboratório de qualidade dentro da companhia e capacitação de funcionários para sua utilização. Para o próximo ano, o projeto é estabelecer um selo GGD de qualidade, tornando-se referência para todo o mercado latino-americano.