São Paulo, 04 de dezembro de 2024

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29/06/2024

Ceratizit ajusta a operação para crescer no Brasil

(30/06/2024) – Para atingir suas metas de crescimento no mercado brasileiro de ferramentas de corte, a Ceratizit América Latina está promovendo alguns ajustes nas áreas de vendas e de distribuição, assim como no foco dos negócios. “Fizemos uma projeção de crescimento importante, de 20%, e que leva em conta nosso tamanho no mercado local”, ressalva Marcos Mantovani, diretor-geral da Ceratizit América Latina.

Mantovani explica que, embora seja líder no segmento de cilindros de metal duro, no mercado de ferramentas de corte a participação da empresa ainda é pequena no Brasil. “Nosso market share no Brasil ainda está na casa dos 4% a 5%, então, sim, é possível atingirmos esse nível de expansão, mas isso dependerá de ações bem-elaboradas, porque o mercado em 2024 não está nada fácil”, observa.

De acordo com o executivo, no geral o mercado está andando de lado. Alguns setores como o automotivo, apesar dos vários anúncios de investimentos do início deste ano, ainda não apresentam aumento nos pedidos de máquinas ou ferramentas. “Com a baixa demanda dos grandes impulsionadores do mercado, as pequenas e médias empresas também estão com um pé atrás”, diz.

O setor aeroespacial é uma exceção. “A Embraer e os seus fornecedores estão destoando do mercado nesse momento. A Embraer está em alta e a expectativa é de um crescimento muito grande nos próximos semestres”, observa.

Termômetro – Mantovani lembra que a Ceratizit conta com um bom termômetro para avaliar o ânimo do mercado: os cilindros de metal duro. “Os clientes de cilindros estão comprando na medida, ou seja, exatamente aquilo que precisam naquele momento, sem trabalhar com estoques adicionais”.

Outros fatores que estão influenciando os negócios negativamente são as altas taxas de juros e as dificuldades de financiamento. “Sem contar a taxa de câmbio – o dólar subiu mais de 10% no ano – que está afetando os preços e a competitividade nas vendas”, acrescenta.

Diante deste cenário, a subsidiária brasileira resolveu investir no desenvolvimento e capacitação da equipe em nichos de mercado. Isso está ocorrendo através a realização de seminários internos, com a participação de toda a equipe técnica e de vendas. Nestas ocasiões todas as possibilidades de aplicação dos produtos da marca para um determinado “nicho” são levantados e analisados, com a colaboração de palestras dos especialistas da matriz.

“Ao mesmo tempo, estamos ampliando a equipe de vendas diretas. De 2023 para 2024 a expectativa é de um aumento de 30% no número de pessoas”, diz. Também fortalecemos a equipe de engenharia de aplicação. O número de funcionários dobrou nos últimos 10 anos”, informa.

Na área de distribuição, a empresa também promoveu mudanças. A principal delas foi criar um departamento específico só para cuidar dos parceiros, com um supervisor e engenharia de aplicação própria. “Estamos focando também o desenvolvimento das equipes de vendas dos parceiros, incluindo a realização de seminários e maior proximidade com nossa engenharia. Para este ano estão previstos 10 seminários para clientes e distribuidores em 10 regiões do País”, informa.

“Nossa expectativa para este ano é de crescer 20% e com essas ações acredito vamos alcançar a meta, como aliás vamos atingir no fechamento deste primeiro semestre”, conclui.

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