Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 08 de outubro de 2025

Apoio:

Anúncio

21/01/2012

Chinesa Lifan também anuncia fábrica no Brasil

(21/01/2012) – A Lifan assinou acordo para criar joint venture com o Grupo Effa, definindo o Brasil como base de suas operações na América do Sul. Segundo o acordo, fechado semana passada na sede da montadora, em Chongqing, na China, será criada uma nova empresa, chamada Lifan Motors do Brasil, para atuar no mercado nacional e nos demais países da América do Sul. A Lifan e o Grupo Effa investirão juntos, no Brasil e no Uruguai, até 2014, cerca de US$ 120 milhões nesta operação.

Os recursos serão destinados à modernização e ampliação da capacidade produtiva da linha de montagem instalada no Uruguai, pesquisa e desenvolvimento de produtos, ações de marketing, ampliação e estruturação da rede de concessionárias, lançamento de quatro novos modelos e instalação de uma nova fábrica no Brasil a partir de 2014.

O valor anunciado inclui apenas parte dos investimentos necessários para a construção da fábrica brasileira da Lifan. Um segundo aporte de investimentos, focado nesta unidade produtiva, será anunciado em breve. A nova fábrica entrará em operação até o final de 2014, com capacidade de produzir 100.000 veículos por ano.

A fábrica atual, instalada no Uruguai, será modernizada e terá sua capacidade de produção ampliada das atuais 20.000 unidades anuais para 50.000 carros por ano a partir de 2013. Já no segundo semestre deste ano, a linha terá sua capacidade ampliada para 30.000 veículos por ano. Instalada em San José, Região Metropolitana de Montevidéu, e inaugurada em abril de 2010, a fábrica monta atualmente os modelos Lifan 320 e Lifan 620. Após a modernização da linha, outros modelos deverão ser montados no local. A Lifan Motors do Brasil, que entra oficialmente em operação até julho, planeja lançar quatro novos modelos em 2012: o 520, o modelo Foison nas versões picape e van e, ainda, o utilitário esportivo X60.

CENTRO DE PESQUISA- Em março do ano passado, a Lifan havia anunciado – também em parceria com o Grupo Effa – a instalação de centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil com investimento de US$ 70 milhões. Um dos seus objetivos seria o de desenvolver no País um novo modelo de carro compacto, menor que o Lifan 320, para ser comercializado em todo o mundo.

Segundo o comunicado do ano passado, inicialmente, o Lifan South American Research and Development Center iria operar dentro da atual sede do Grupo Effa, no bairro de Tamboré, em Barueri (SP).  Até o final do próximo ano, o centro seria transferido para um novo local no Estado de São Paulo, no eixo entre as cidades de São Paulo e Campinas.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: