São Paulo, 20 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

11/05/2024

API Metrology destaca linha de medição e inspeção na Feimec

(12/05/2024) – Multinacional norte-americana, há 12 anos no Brasil, a API Metrology apresentou na Feimec 2024, realizada na semana passada no São Paulo Expo, sua linha de equipamentos de metrologia para a verificação de eixos de máquinas, de geometrias e de inspeção de peças.

Um dos destaques no estande era a nova versão do Swivel Check, mais compacta e leve que a anterior. Igor Santos, engenheiro de Produto da API, explica que o equipamento é utilizado para a verificação de eixo rotativos em máquinas de usinagem.

“O Swivel Check levanta os erros angulares e gera tabelas de compensação para esses erros”, explica. Portátil, o equipamento é 60% mas leve que antiga versão, pesando apenas 0,85 kg, funciona à bateria e se comunica via wi-fi, sem cabos.

Outro destaque era XD Laser interferométrico, desenvolvido para medir erros geométricos de eixos longitudinais de máquinas CNC. O diferencial do equipamento, em relação aos concorrente, segundo o engenheiro, e sua capacidade de ler erros lineares, dois tipos de erros de retitude e três tipos de erros de rotações. “Trata-se do único equipamento do mercado capaz de mediar seis motivos de erros de deslocamento com apenas uma montagem e um sensor, proporcionando grande economia de tempo na medição”, garante.

Já o Ball Bar mede erros dinâmicos na interpolação de eixos de máquinas CNC. “Permite a leitura de erros de folga, de esquadro, de assincronia entre eixos e picos reversos, entre outros”, informa. “É a ferramenta perfeita para o monitoramento contínuo de performe de máquinas CNC”.

Laser Tracker – A API também levou para a feira a linha Radian de lasers trackers, composta de três modelos: Core, Plus e Pro. De acordo com Santos, a linha Radian foi desenvolvida para inspeção de produtos de fabricação mecânica, “desde peças de pequeno porte até automóveis e subamarinos, para garantir que as dimensões estão de acordo com o projeto”.

Com precisão inicial de 15 microns é considerado o equipamento ideal para inspeços de produtos de médio e grande portes que exigem precisão. O modelo Core é indicado para inspeções de menor complexidade. Já o Plus consegue atuar em trabalhos mais complexos e é equipado com scanner e apalpadores. Já o Pro, além dos recursos do  Plus, possui interferômetro e é capaz de realizar medições automatizadas.

Igor Santos faz questão de frisar ainda que a API Metrology, que está instalada no parque Tecnológico de são José dos Campos (SP, tem como diferencial o fato de também oferecer a prestação de serviços e a locação dos seus equipamentos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.