(05/05/2024) – O presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, anunciou no último dia 25 de abril que o grupo investirá entre 2025 e 2030 o montante de R$ 13 bilhões diretamente no polo automotivo de Goiana (PE), que opera desde abril de 2015.
O anúncio foi feito durante visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, quando Cappellano reafirmou o compromisso da empresa com o estado. A governadora, por sua vez, enfatizou a importância estratégica do polo para o desenvolvimento da região e do país.
Com este aporte, a Stellantis deverá investir, no total, R$ 30 bilhões no país de 2025 a 2030, o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e da América do Sul.
Os investimentos contemplarão o lançamento de novos produtos, a expansão da cadeia de fornecedores, além do desenvolvimento de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.
“Os recursos serão usados para renovar os nossos carros existentes, fazer novos lançamentos, introduzir a tecnologia bio-hybrid e investir em novos negócios”, disse Cappellano, segundo quem a empresa tem planos de lançar mais de 40 veículos no país, incluindo híbridos e elétricos.
A Stellantis, que detém marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, produziu em Goiana, desde 2015, mais de 1,5 milhão de veículos, dos quais mais de 250 mil foram exportados. Ali são produzidos cinco modelos de três marcas (Jeep Renegade, Compass e Commander, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage).
O polo conta com a presença de 38 fornecedores, sendo responsável por mais de 60 mil empregos diretos e indiretos. O local é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação.
Os laboratórios instalados no complexo, em parceria com universidades da Região Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase nos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.
O grupo ainda conta com o Software Center, sediado no Porto Digital, no Recife, capital pernambucana, que se tornou referência na produção e exportação de softwares automotivos.