(11/12/2011) – A canadense Magna International, hoje uma das principais fabricantes de autopeças do mundo, está ampliando sua presença na América no Sul. A empresa acaba de anunciar que – através de sua unidade de negócios Cosma International – concluiu a aquisição da ThyssenKrupp Automotive Systems Industrial do Brasil, que fabrica e monta componentes e estruturas de chassis. A transação foi realizada com a ThyssenKrupp Automotive Systems GmbH.
A ThyssenKrupp Automotive emprega 770 trabalhadores em quatro fábricas localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Ibirité (MG), Camaçari (BA) e São José dos Pinhais (PR). Seus produtos são destinados a diversos clientes da indústria automotiva brasileira, como Ford, Fiat, Renault-Nissan, Honda e PSA Peugeot-Citroën. No último exercício fiscal, encerrado em 30 de setembro, as vendas totais da TKASB alcançaram aproximadamente US$247 milhões.
Com a aquisição, a empresa amplia sua posição global e caminha para se tornar líder em sistemas de chassis em toda a América do Sul. As quatro novas unidades incrementam a participação da Magna na América do Sul que hoje conta com nove instalações fabris, dois centros de desenvolvimento tecnológico e aproximadamente 3.650 funcionários na região. “Esta operação representa um compromisso importante com o mercado automotivo da América do Sul e com nossos clientes globais”, disse Horst Prelog, presidente da Cosma International. No mundo, a Cosma tem 47 unidades de produção e 25 centros de desenvolvimento e engenharia de produtos.
Magna International – Maior fabricante de autopeças do Canadá e terceira do ranking mundial, a Magna projeta, desenvolve e produz sistemas automotivos, módulos, componentes e peças de alta tecnologia, para serem vendidas para fabricantes de equipamento original de carros e caminhões leves. As atividades incluem projeto, engenharia, teste e produção dos seguintes sistemas: bancos, interiores, acabamento, chassis, carroceria, visão, eletrônicos, exterior, motor, teto, híbrido e elétrico, além de completa engenharia e montagem do veículo. A empresa possui 90 mil colaboradores em 242 unidades de produção e 76 centros de desenvolvimento e engenharia de produtos em 25 países.