(28/04/2024) – O grupo Sandvik assinou acordo para adquirir participação majoritária na empresa chinesa Suzhou Ahno Precision Cutting Tool Technology, mais conhecida como Ahno, que até então tinha como sócio majoritário a Ningbo Baosi Energy Equipment Co. A empresa será integrada à Sandvik Machining Solutions.
Segundo o comunicado da Sandvik à imprensa, a Ahno ocupa posição de liderança em ferramentas de corte de precisão no segmento premium chinês, com ampla oferta de produtos e serviços e extensa área de vendas, distribuição e produção na China. Os principais clientes se encontram nos setores de engenharia geral e automotiva, ecom destaque para os fabricantes de veículos elétricos, além do segmento médico no qual a empresa vem crescendo. “Com esta aquisição, a Sandvik Machining Solutions fortalece ainda mais sua posição de liderança em ferramentas rotativas”.
“Esta aquisição fortalecerá a nossa posição no estrategicamente importante mercado chinês. A variedade competitiva e a proximidade da Ahno com os clientes são uma excelente plataforma para impulsionar ainda mais o crescimento do nosso negócio de ferramentas na China”, afirma Stefan Widing, presidente e CEO da Sandvik. “Grande parte da oferta está focada em segmentos de rápido crescimento, como veículos elétricos, o que faz da Ahno uma combinação perfeita com a nossa estratégia”.
O comunicado informa ainda que a Ahno formará a base de uma nova divisão baseada na China dentro da Sandvik Machining Solutions. A nova divisão será estabelecida após o fechamento da transação. As marcas internacionais de ferramentas da Sandvik continuarão a operar na China como fazem hoje. A forte posição de mercado da Ahno, combinada com a competência líder da Sandvik e a presença de marcas internacionais, permitirão uma plataforma de crescimento atraente na China para o futuro da China.
“Esta aquisição está alinhada com a nossa ambição estratégica de crescer na China e construir uma posição de liderança no segmento premium local. Além disso, a Ahno aprimora nossa capacidade de produção local, tornando-a uma excelente adição à Sandvik”, afirma Nadine Crauwels, presidente da Sandvik Machining Solutions.
Após a transação, a Sandvik deterá participação de 72,4% na Ahno – anteriormente a participação acionária do grupo sueco na empresa era de 12,4% –, que foi fundada em 2002, conta com 1.200 funcionários e está sediada em Suzhou, China. Em 2023, a Ahno gerou receitas de cerca de R$ 570 milhões. O valor empresarial da participação adquirida é de 189 milhões de euros e a transação tem previsão de ser concluída durante o terceiro trimestre de 2024.