São Paulo, 30 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

13/04/2024

Motor Linear: Tecnologia já é realidade no mercado de máquinas no Brasil

 

(07/04/2024) – Os fabricantes de máquinas enfrentam desafios constantes na busca por inovação e competitividade. Porém, avanços tecnológicos já sedimentados podem contribuir para encurtar essa busca. Atualmente, as máquinas fabricadas no Brasil utilizam o sistema de movimentação mecânica com servomotores para converter o movimento rotacional em linear. Esse princípio tem como desafio o desgaste mecânico ao longo do tempo.

No entanto, esse sistema pode ser substituído por uma tecnologia que está se mostrando como o futuro do deslocamento linear: o motor linear, que atualmente é fornecido pela Mectrol HIWIN no Brasil. “O motor linear HIWIN tem o princípio de movimentação por eletromagnetismo, o mesmo utilizado pelos trens de alta velocidade, e oferece vantagens que tem revolucionado o mercado de máquinas”, afirma o Eng. Joaquim Mendes Junior, CEO da Mectrol HIWIN do Brasil.

Entre as vantagens, o executivo destaca:

  • Aplicação sem contato mecânico, ou seja, zero atrito, livre de manutenção;
  • Velocidades de até 140 m/s ;
  • Alta precisão e acelerações de até 10 G;
  • Redução de componentes.

A Mectrol HIWIN conta no Brasil com uma equipe de engenharia de inovação responsável pelo desenvolvimento de projetos com motores lineares. Um exemplo recente é o da AGMAQ, fabricante de máquinas CNCs para o corte de vidros, localizada em Ribeirão Preto (SP).

Em projeto conjunto com a equipe da AGMAQ, a engenharia da Mectrol HIWIN implementou a tecnologia de motores lineares num dos mais recentes modelos da fabricante do interior paulista: as máquinas de corte automática de vidro, modelos Monolítico e Laminado.

“Tivemos várias experiências positivas com os motores lineares HIWIN”, informou Joel Martins Dias, diretor de Projetos da AGMAQ. De acordo com dias, “além de aumentar o desempenho das nossas máquinas, conseguimos:

  • Uma precisão de posicionamento aprimorada no corte (a tecnologia eliminou um sério problema que enfrentávamos quando nossas máquinas estavam em clientes distantes);
  • Conseguimos desenvolver máquinas praticamente livres de manutenção;
  • Adicionamos guias lineares HIWIN com sistema de autolubrificação, colocando a máquina dentro do conceito de sustentabilidade;
  • Desenvolver um design que ajudou no tempo de montagem das máquinas, pois alguns componentes que utilizávamos eram complicados para ajustar a montagem mecânica, como pinhão, cremalheira, redutores, correias. Com o motor linear eliminamos todos eles;
  • Nos possibilitou uma mudança em nossa abordagem pós-venda, e realmente nos surpreendeu, resultando em um aumento de vendas das máquinas”.

Ainda de acordo com Dias, “estamos satisfeitos com a parceria com a Mectrol HIWIN. O conhecimento técnico aplicado nas fases de desenvolvimento e aplicação em nossos projetos nos permitiu fabricar as máquinas de corte de vidro mais inovadoras do mercado e com competitividade internacional”.

No vídeo você confere como ficou a máquina CNCs da AGMAQ:  >>VIDEO AQUI<<

Na avaliação da Mectrol HIWIN, o depoimento da AGMAQ é uma confirmação de que o motor linear chegou ao Brasil para ficar, e as empresas fabricantes de máquinas CNCs de diversas áreas também poderão ter a oportunidade de usufruir dos benefícios dessa tecnologia. Seja no corte ou na usinagem de metal, alumínio, madeira, plástico, mármore ou granito, a aplicação dos motores lineares HIWIN proporciona vantagens significativas em termos de desempenho, manutenção, precisão e eficiência. Essa versatilidade amplia as possibilidades para as empresas explorarem novos mercados e atenderem às demandas específicas de cada setor de usinagem.

Para mais informações sobre os Motores Lineares HIWIN e encontrar a solução ideal para as necessidades específicas de suas máquinas CNC, não hesite em entrar em contato com a Mectrol HIWIN pelo site www.mectrol.com.br, pelo fone (14) 4009-0507 ou pelo e-mail contato@mectrol.com.br

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.