São Paulo, 18 de abril de 2024

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16/03/2024

Akaer vai produzir fuselagem de novo avião de empresa alemã

(17/03/2024) – A Akaer, empresa de engenharia aeroespacial sediada em São José dos Campos (SP), foi selecionada pela alemã Deutsche Aircraft para fabricar a fuselagem dianteira do D328eco, aeronave turboélice voltada para o mercado de aviação regional.

O avião é a nova versão do turboélice Dornier 328, mas com capacidade aumentada para 40 lugares. A aeronave também usará combustível sustentável e terá possibilidade de uso civil e militar.

O trabalho da empresa brasileira incluirá, além da fabricação em série da fuselagem dianteira, a produção do protótipo e o desenvolvimento dos ferramentais. O valor do acordo não foi divulgado.

A primeira fuselagem dianteira da D328eco tem entrega prevista para o final de 2025 e será produzida na própria unidade da Akaer.

“Para a Akaer, é motivo de orgulho fazer parte do projeto do D328eco, que é um marco na aviação mundial, com voos mais sustentáveis e eficientes”, comemora o CEO da empresa, Cesar Silva. “E mais ainda por participar com um papel estratégico na produção da aeronave, que é o de construir a fuselagem dianteira”.

A configuração multifuncional do D328eco dá ao avião notável versatilidade, que permite sua adaptação para diversas operações, abrangendo transporte de passageiros, missões de resgate, operações militares, combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos.

As características de voo e a adaptabilidade do turboélice possibilitam o acesso a destinos com pistas curtas e não pavimentadas, mesmo em condições climáticas desafiadoras.

O D328eco ainda apresenta o menor consumo de combustível e emissões de poluentes do setor. Será totalmente compatível com 100% SAF (Sustainable Aviation Fuel) e outras misturas de combustível, o que significa que a aeronave oferecerá aos clientes máxima flexibilidade no que diz respeito às opções de fornecimento de energia.

Através da parceria com a Akaer, a Deutsche Aircraft pretende também pôr um pé no mercado brasileiro de aviação geral, em que o país desponta como o dono da segunda maior frota do mundo e tem potencial significativo para adotar a versátil configuração do D328eco.

Nos últimos 10 anos, a participação de mercado de turboélices no Brasil registrou um crescimento de 344%.

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